Notícias Geral

Receita fecha cerco contra escritórios que fraudam imposto de renda

Flavio
Flavio Botelho, sexta-feira, 5 abr 2013 14:20
Escute a Notícia
Imposto de Renda 2012

A Delegacia da Receita Federal, em Campinas, está intensificando a fiscalização nos escritórios de contabilidade por conta das fraudes na declaração do imposto de renda dos clientes. De acordo com o Chefe do Serviço de Fiscalização da unidade, Amilcar Pieroni Junior, na maioria das vezes, contribuinte e contadores inventam despesas dedutíveis para deixarem de pagar o imposto devido. Outra prática comum é elevar os valores da restituição.

Recentemente foram desmantelados esquemas fraudulentos em Campinas, Hortolândia, Indaiatuba, Sumaré, Jaguariúna, Valinhos, Vinhedo e Paulínia. As fraudes não são novidades, mas com a intensificação dos trabalhos, os fiscais da Receita descobriram verdadeiros esquemas montados por escritórios contábeis com seus clientes.

De acordo com o Chefe do Serviço de Fiscalização, não dá para calcular os valores sonegados, pois cada caso é um caso, porém, já foram encontradas fraudes milionárias. Em um único escritório em Campinas, as fraudes somaram R$ 10 milhões. Os contribuintes flagrados estão sendo intimados a pagar os impostos devidos com multa de 150%. O mesmo está sendo praticado contra os escritórios contábeis.

O Chefe do Serviço de Fiscalização da Receita, Amilcar Pieroni Junior, faz questão de frisar que nem todos os escritórios contábeis fazem uso dessa prática. Aos contribuintes, segundo ele, cabe procurar os serviços de escritórios idôneos. Até o dia 30 deste mês cerca de 305 a 310 mil contribuintes na região deverão entregar a declaração do imposto na Receita Federal, em Campinas.

image

Cotações, Índices e Cambios