Ouça ao vivo

HC da Unicamp realiza cirurgia infantil inédita

O Hospital de Clínicas da Universidade Estadual de Campinas, a Unicamp, realizou o primeiro transplante ósseo infantil. A cirurgia, de alta complexidade, foi realizada pela terceira vez no hospital, porém nas outras ocasiões os pacientes eram adultos. A cirurgia infantil, foi realizada no dia 15 de julho.
Segundo o Coordenador da Área de Oncologia Ortopédica do HC, O transplante ósseo é um tanto diferente dos demais orgãos, pois, o material pode ser estocado e um único osso pode ser utilizado em mais de um paciente. O procedimento seria até mais simples, porém, assim como nos demais casos de transplantes os problemas são os mais diversos. Entre eles a falta de doadores e a de bancos de ossos. O material utilizado na cirurgia foi fornecido pelo Banco de Tecido Músculo Esquelético o (Unioss) da Universidade de Marília um dos maiores centros especializados do país e responsável por 63% do material usado neste tipo de cirurgia em todo o Brasil. Já o HC da Unicamp é o único hospital credenciado na região administrativa de Campinas pelo Ministério da Saúde para fazer o transplante ósseo.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Grupo Dia fecha 22 lojas em Campinas

Em Campinas, 22 lojas da rede de supermercados Dia irão encerrar as atividades. De acordo com levantamento realizado pela CBN Campinas, há 37 unidades no município. A decisão da empresa está inserida em um plano de ajuste de lojas no país para buscar a estabilidade da estrutura, após persistentes resultados negativos.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.