Ouça ao vivo

Moda inclusiva auxilia pessoas com deficiência no mercado de trabalho

Os dados do Censo 2010 indicam que cerca de 15% da população de Campinas vivem com algum tipo de deficiência. O poder público investe em algumas ações para garantir a inclusão dessa parcela da população. Nesta terça-feira, dia internacional da pessoa com deficiência, os representantes dos municípios da Região Metropolitana de Campinas discutiram a criação da Câmara Temática da Pessoa com Deficiência, que deve adotar medidas conjuntas nas 19 cidades. Além disso, em Campinas será criado o Banco Público de Emprego, que pretende facilitar a inserção dessas pessoas no mercado de trabalho.

Outro ponto que tem ganhado destaque está relacionado à moda inclusiva, onde os empresários começam a enxergar na atividade não só como parte de um processo de inclusão mas também, como uma boa oportunidade de negócios. A empresária Nancy Ventura trabalha há algum tempo com calçados confeccionados sob medida para cada tipo de deficiência. Segundo ela, a ideia era atender esse público, oferecendo qualidade, conforto e principalmente, preço acessível. A auxiliar administrativa, Elaine de Brito Santos, tem paralisia cerebral e uma dificuldade grande para se locomover. Ela afirma que é difícil encontrar calçados e acredita que a moda inclusiva foi uma ideia que vai ajudar a muita gente.

A secretária de direitos das pessoas com deficiência e mobilidade urbana, Emmnuelle Alckmin, afirma que a moda inclusiva mexe com a autoestima das pessoas com deficiência e isso acaba refletindo na produtividade delas. No dia 13 de dezembro, acontece no Clube Regatas de Campinas, um desfile de moda inclusiva, a partir das 09 horas.

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.