Ouça ao vivo

Campinas ganha departamento especializado em proteção animal

Com aprovação do Projeto de Lei Complementar do Executivo, a Secretaria do Verde e do Desenvolvimento Sustentável de Campinas passa por uma reestruturação, sendo criados três departamentos. Um deles terá como responsabilidade os animais. Segundo dados da própria secretaria, Campinas tem atualmente cerca de 15 mil animais vivendo nas ruas da cidade. 150 mil foram adotados e vivem em casas e apartamentos. As preocupações são o abandono e os maus tratos.

O secretário da pasta, Rogério Menezes, explica que com o departamento de proteção e Bem-Estar Animal o poder público entra nos problemas com as possibilidades de criações de políticas públicas. Ele lista, por exemplo, a castração e a microchipagem de animais.

Com o departamento, a função da Zoonose será apenas nas questões de doenças transmitidas de animais para pessoas. Assim, a secretaria assume a responsabilidade de proteção animal, e centro de Zoonose, de proteção do ser humano.

Além das políticas públicas, o secretário Rogério Menezes, reforça que o departamento será ainda um canal de denúncias.

Com a reestruturação da Secretaria do Verde e Desenvolvimento Sustentável, além do departamento de Proteção e Bem-Estar Animal, será criando a área de Licenciamento Ambiental e do Verde e do Desenvolvimento Sustentável.

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Alunas da rede municipal vão receber absorventes mensalmente

Em Campinas, uma a cada quatro meninas, entre 10 e 19 anos, faltam à escola quando entram no período menstrual, por não terem condições financeiras para comprar absorvente. O dado é de uma pesquisa realizada pelo Centro de Referência e Apoio à Mulher (Ceamo), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social. Com os números, a Prefeitura de Campinas lançou o Programa Dignidade Menstrual, nesta quinta-feira (28), que prevê distribuir absorventes.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.