Ouça ao vivo

Vestibular: Unicamp vai cobrar explicações sobre presença da PM no campus

A primeira prova da 2° fase do vestibular da Unicamp foi avaliada pelos organizadores como um sucesso. O índice de abstenção teve queda se comparado ao ano passado. A média nas 16 cidades em que a avaliação foi aplicada foi de 11,3%. Campinas teve um dos menores índices, em 9,9%. O maior ficou com Brasília que teve 26,5% de abstenção. Não foram registrados incidentes em nenhum dos locais e nenhum foi desclassificado.

O que chamou atenção neste dia de prova foi a presença da Polícia Militar no Campus da Unicamp. No ano passado, durante 13 dias, universitários ficaram acampados em frente reitoria contrários a presença dos policiais na Universidade. A polêmica veio após o governador Geraldo Alckmin anunciar o reforço no policiamento, como reação ao assassinato de um universitário durante uma festa não autorizada dentro do campus no mês de setembro.

O Coordenador Executivo da Comvest que organiza os vestibulares, Edmundo Capela de Oliveira destacou que não foi pedido o policiamento no local. Ele disse que apenas houve a solicitação à Polícia Civil para a segurança das provas. Edmundo reforçou ainda que nesta segunda-feira (13/01) o caso será investigado, já que não houve ofício para a presença dos PMs nos campus.

A Polícia Militar foi procurada, mas nenhuma autoridade responsável pela comunicação estava no batalhão na tarde deste domingo. Independente do que for apurado, a Unicamp garantiu que vai pedir que Polícia Militar saia da Universidade. Nesta segunda e terça-feira ainda vão acontecer as provas da 2° etapa do vestibular.

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.