Ouça ao vivo

Campinas tem data para rolezinho no Shopping Dom Pedro

O Parque das Bandeiras foi o primeiro em Campinas e ter concedida uma liminar para acionar autoridades e evitar a invasão de jovens no shopping. O caso abre precedentes para outros estabelecimentos do município que estão sendo ameaçados via redes sociais. O chamado rolezinho tem nova data na cidade para o dia 19 de janeiro, no domingo, no shopping Dom Pedro. Na capital, no último mês foram registrados seis casos. Os adolescentes combinam por internet, chegam no estabelecimento em grupos de 20 e depois com batidas de funk passam correndo pelos corredores. O registro mais extremo foi no shopping Metrô Itaquera no último dia 11 quando três mil participaram. Houve casos de roubos. As informações de bastidores são de que os estabelecimentos não confirmam oficialmente, mas estão fazendo um monitoramento diário nas redes sociais para identificar possíveis ações nos shoppings.

A liminar conseguida pelo Parque das Bandeiras foi usada no dia 27 de dezembro. Além do documento, a empresa aumentou o número de seguranças, contratou um cinegrafista para gravar imagens na entrada principal e aplicou multas. As medidas inibiram a ação de jovens que até entraram no shopping, mas não concretizaram o rolezinho.  O Membro da Associação Brasileira de Shopping Centers – ABRASCE em São Paulo, Advogado Alberto Zürcher, diz que a liminar é a única forma de garantir segurança. Com a liminar os shoppings da capital tem feito triagem dos clientes e identificado possíveis grupos pelas roupas e caracteristicas físicas. O ato para o advogado não deve ser confundido com discriminação.

O secretário da Segurança Pública, Fernando Grella Vieira, e o comandante-geral da Polícia Militar, Benedito Roberto Meira, não consideram o rolezinho um crime, mas um fenômeno cultural, motivo pelo qual não deve ser tratado como caso de polícia. As autoridades consideram a segurança dos shoppings de responsabilidade privada. Procurados pela reportagens os shoppings Iguatemi, Galeria e Campinas Shopping informaram que tem um procedimento padrão atuar para garantir a segurança e a tranquilidade dos clientes, lojistas e colaboradores. Já o Unimart, onde também chegou a ser marcado um evento que não se confirmou disse que não tem um posicionamento oficial. O Dom Pedro citado como destino para o proximo fim de semana não tem até o momento liminar e preferiu não comentar os casos.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.