Ouça ao vivo

Pediatria do HC da Unicamp recebe atenção especial durante calor

Historicamente, a época de verão recebe uma atenção especial na área de pediatria do Pronto Socorro da Unicamp, devido ao aumento de casos graves envolvendo crianças. A combinação calor e piscina propicia, por exemplo, os casos de afogamento, que são considerados os de maior gravidade. O HC da Unicamp, conta com dez leitos de UTI e por ser um centro referência atende os pacientes conforme a demanda. Neste período de aumento de casos graves, a comunicação com os serviços de regaste se torna essencial.

O pediatra do Hospital das Clínicas, Antônio Fernando Ribeiro, comenta que os casos encaminhados têm um aviso prévio para o preparo da equipe e se houver outra emergência, tenta-se o encaminhamento para outros hospitais. Este esquema, segundo o médico funciona bem no estado de São Paulo, porém medidas importantes seriam as de prevenção.

O médico reforça que já se tem a percepção do aumento casos graves envolvendo crianças e por isso a necessidades de ações. O pediatra destaca que criança precisa de atenção constante.

Além dos casos de afogamento, o calor forte causa outros problemas nas crianças. Ingestão de líquidos muito gelados, desidratação, insolação e choque térmicos, devido às mudanças bruscas de ambientes. A atenção durante o calor também deve ser voltado ao cuidado com intoxicação alimentar e proliferação de bactérias e fungos.

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Alunas da rede municipal vão receber absorventes mensalmente

Em Campinas, uma a cada quatro meninas, entre 10 e 19 anos, faltam à escola quando entram no período menstrual, por não terem condições financeiras para comprar absorvente. O dado é de uma pesquisa realizada pelo Centro de Referência e Apoio à Mulher (Ceamo), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social. Com os números, a Prefeitura de Campinas lançou o Programa Dignidade Menstrual, nesta quinta-feira (28), que prevê distribuir absorventes.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.