Ouça ao vivo

Pediatria do HC da Unicamp recebe atenção especial durante calor

Historicamente, a época de verão recebe uma atenção especial na área de pediatria do Pronto Socorro da Unicamp, devido ao aumento de casos graves envolvendo crianças. A combinação calor e piscina propicia, por exemplo, os casos de afogamento, que são considerados os de maior gravidade. O HC da Unicamp, conta com dez leitos de UTI e por ser um centro referência atende os pacientes conforme a demanda. Neste período de aumento de casos graves, a comunicação com os serviços de regaste se torna essencial.

O pediatra do Hospital das Clínicas, Antônio Fernando Ribeiro, comenta que os casos encaminhados têm um aviso prévio para o preparo da equipe e se houver outra emergência, tenta-se o encaminhamento para outros hospitais. Este esquema, segundo o médico funciona bem no estado de São Paulo, porém medidas importantes seriam as de prevenção.

O médico reforça que já se tem a percepção do aumento casos graves envolvendo crianças e por isso a necessidades de ações. O pediatra destaca que criança precisa de atenção constante.

Além dos casos de afogamento, o calor forte causa outros problemas nas crianças. Ingestão de líquidos muito gelados, desidratação, insolação e choque térmicos, devido às mudanças bruscas de ambientes. A atenção durante o calor também deve ser voltado ao cuidado com intoxicação alimentar e proliferação de bactérias e fungos.

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Grupo Dia fecha 22 lojas em Campinas

Em Campinas, 22 lojas da rede de supermercados Dia irão encerrar as atividades. De acordo com levantamento realizado pela CBN Campinas, há 37 unidades no município. A decisão da empresa está inserida em um plano de ajuste de lojas no país para buscar a estabilidade da estrutura, após persistentes resultados negativos.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.