Ouça ao vivo

Especialista da Unicamp defende o uso dos postes de madeira

Na contra mão do ocorre em países mais desenvolvidos como os Estados Unidos , Canadá e Austrália os postes de madeira utilizados na distribuição de energia elétrica no Brasil estão sendo substituídos pelos de cimento, principalmente no Estado de São Paulo
Segundos os dados estatísticos desses países o poste de madeira tem durabilidade de até 30 anos se não receber nenhum tipo de manutenção. Com uma manutenção básica a durabilidade se estende por mais 10 anos e recebendo manutenção curativa o uso pode ser feito por até 50 anos. Nos Estados Unidos 99% dos equipamentos ainda utilizados são de madeira o mesmo ocorre no Canadá e Austrália.
Segundo a professora da Faculdade de Engenharia Agrícola da Unicamp, Raquel Gonçalves, em termos ecológicos os postes de madeira são infinitamente mais eficazes, pois o produto é o mais ecologicamente correto que existe. Além de ser renovável, utiliza pouca energia para ser produzida , sequestra carbono durante a produção e armazena carbono durante o seu uso. Outra vantagem do é a sua capacidade de isolante, pois a madeira tem baixa condutividade elétrica. Para se ter uma ideia, sua capacidade e seis vezes mais isolante que o concreto e suporta tensões de pulsos atmosféricos de até 50% a mais que uma estrutura armada. Na opinião da professora Raquel Gonçalves, a substituição do poste de madeira pelo de cimento está mais ligado a uma questão cultural e a falta de conhecimento. Além de todos os benefícios da madeira originária de florestas plantadas o produto pode ser reutilizado. Em Campinas, por exemplo, a Unicamp participa de um projeto desenvolvido pela própria CPFL de reaproveitamento dos postes de madeira que são retirados da rede.
A especialista da Unicamp lembra também que a Agencia Nacional de Energia Elétrica , a Aneel não dita a respeito da utilização ou não dos postes de madeira ou cimento. Porém, exige investimentos em pesquisas pelas empresas que operam o sistema , mas, ao que tudo indica não há interesse.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.