Ouça ao vivo

Comércio varejista da região de Campinas registra queda de faturamento

Um balanço divulgado pela Fecomercio apontou que a região de Campinas registrou queda de 0,5% no faturamento em 2013, quando comparado ao ano anterior. A taxa negativa contrastou da variação média do estado de São Paulo, que cresceu 4,2% no período. A queda na região aconteceu por causa do mau desempenho dos supermercados, faturou quase R$ 380 milhões a menos do que 2012. O setor representa 1/3 do comércio varejista no Brasil. O segmento de lojas de móveis e decorações, lojas de departamentos, eletrodomésticos e eletrônicos e concessionárias de veículos também apresentaram quedas.

De acordo com o assessor econômico da Fecomercio, Jaime Vasconcellos, a inflação diminuiu o poder de compra da população. Segundo ele, as pessoas continuaram comprando os itens básicos da cesta básica em supermercados, mas cortaram os supérfluos. Jaime Vasconcellos acredita que o índice registrado na região de Campinas pode ser justificado pelo deslocamento da população, que optou por fazer compras em outras cidades do estado. Segundo o assessor econômico da Fecomercio, isso também poderia explicar o melhor desempenho de outras regiões paulista.

Para 2014, o cenário não é animador, segundo a Fecomercio. A expectativa é de um crescimento inferior a 3% no comércio varejista do estado neste ano.

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.