Ouça ao vivo

Alckmin anuncia oficialmente a construção de duas represas

Em visita a Campinas, o governador Geraldo Alckmin anunciou oficialmente a construção de duas barragens na região de Campinas. A barragem de Pedreira será construída no Rio Jaguari e vai ocupar uma área de 4,3 km quadrados. Já a represa de Duas Pontes ficará no Rio Camanducaia, em Amparo, numa área de 7,6 km quadrados. Com as duas unidades, a região de Campinas poderá armazenar até 67 milhões de metros cúbicos. A expectativa do governo é assinar o contrato até o final do mês de abril. A partir daí, a empresa vencedora da licitação deverá desenvolver o projeto de construção das represas e se responsabilizar pelos laudos ambientais. Segundo o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, as barragens vão permitir que o sistema Cantareira possa se renovar nos próximos anos. Ele afirma que os custos da construção das represas ainda serão avaliados.

O governador informou ainda que o estado está preparado para usar o volume morto do sistema Cantareira, para evitar racionamento de água nas regiões de São Paulo e Campinas. Segundo Geraldo Alckmin, a previsão da Sabesp é de que menos da metade da reserva paulista seja usada neste ano.

Geraldo Alckmin já havia anunciado uma PPP para interligar o sistema Cantareira e a represa Jaguari, localizada em Igaratá, na bacia Parnaíba do Sul. A medida permitirá a transferência de água entre os dois reservatórios e vai aumentar a segurança no abastecimento da população paulista. Para isso, será necessária a construção de um túnel de 15 km, com um custo total estimado em 500 milhões de reais. Porém a proposta encontra resistência no governo do Rio de Janeiro, que negou que já tenha dado o aval a proposta de Alckmin. O governador Sergio Cabral solicitou ao instituto estadual do ambiente um parecer técnico sobre a proposta.

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Rodada de Negócios faz networking entre grandes empresas e fornecedores

O evento ‘Rodada de Negócios’ reuniu 140 empresas na tarde desta quarta-feira (24), em Campinas.  Cerca de mil reuniões foram realizadas, com expectativa de movimentar R$ 2,5 milhões na geração de negociações nos próximos meses. A iniciativa é da regional Campinas do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo).

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.