Alckmin anuncia oficialmente a construção de duas represas

Em visita a Campinas, o governador Geraldo Alckmin anunciou oficialmente a construção de duas barragens na região de Campinas. A barragem de Pedreira será construída no Rio Jaguari e vai ocupar uma área de 4,3 km quadrados. Já a represa de Duas Pontes ficará no Rio Camanducaia, em Amparo, numa área de 7,6 km quadrados. Com as duas unidades, a região de Campinas poderá armazenar até 67 milhões de metros cúbicos. A expectativa do governo é assinar o contrato até o final do mês de abril. A partir daí, a empresa vencedora da licitação deverá desenvolver o projeto de construção das represas e se responsabilizar pelos laudos ambientais. Segundo o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, as barragens vão permitir que o sistema Cantareira possa se renovar nos próximos anos. Ele afirma que os custos da construção das represas ainda serão avaliados.

O governador informou ainda que o estado está preparado para usar o volume morto do sistema Cantareira, para evitar racionamento de água nas regiões de São Paulo e Campinas. Segundo Geraldo Alckmin, a previsão da Sabesp é de que menos da metade da reserva paulista seja usada neste ano.

Geraldo Alckmin já havia anunciado uma PPP para interligar o sistema Cantareira e a represa Jaguari, localizada em Igaratá, na bacia Parnaíba do Sul. A medida permitirá a transferência de água entre os dois reservatórios e vai aumentar a segurança no abastecimento da população paulista. Para isso, será necessária a construção de um túnel de 15 km, com um custo total estimado em 500 milhões de reais. Porém a proposta encontra resistência no governo do Rio de Janeiro, que negou que já tenha dado o aval a proposta de Alckmin. O governador Sergio Cabral solicitou ao instituto estadual do ambiente um parecer técnico sobre a proposta.

 

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Justiça mantém prisão de empresários suspeitos de financiar plano para matar promotor

Veículos com sinais de adulteração são apreendidos em Nova Odessa

Policiais ficam feridos após perseguição em Campinas

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.