Ouça ao vivo

Instituto Butantan testa vacina contra a dengue

A dengue ultrapassou 5 mil casos em Campinas. A cidade investiga mais 6 mortes suspeitas. O Quadrimestre, período mais crítico para a doença, nem terminou e os números são alarmantes.

Essa situação levanta questões sobre o combate, a prevenção e também sobre o desenvolvimento de uma vacina contra a Dengue.

O Instituto Butantan, órgão da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo está desenvolvendo, em parceria com os Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos uma vacina contra a doença.

A principal dificuldade dos pesquisadores no desenvolvimento da imunização está na diversidade de subtítulos da doença. Segundo Infectologista da Unicamp, Dr. Francisco Aoki, as vacinas nem sempre conseguem imunizar contra todos os tipos.

As pesquisas realizadas pelo Butantan tem como foco a chamada imunização tetravalente, protegendo contra qualquer um dos 4 subtítulos da doença.

Em 2013, 50 voluntários foram recrutados para a realização dos testes do título imunizador. Este ano o Instituto Butantan realiza o teste em 250 pessoas. A expectativa é que na primeira fase sejam produzidas 60 milhões de doses da vacina.

Para o Dr. Francisco Aoki o número elevado de casos da doença pode acelerar os estudos, ele acredita que a previsão do Instituto para que a primeira dose esteja disponível em 2015 está dentro do possível.

Ao menos dois bilhões  e meio de pessoas estão sob risco de contaminação pela dengue em todo o mundo. A Prefeitura de Campinas já admite que a cidade tenha superado o numero de 7 mil casos nesse primeiro quadrimestre.

A vacina que está sendo testada em humanos é composta por quatro tipos de vírus vivos da dengue. Eles são capazes de produzir anticorpos e, assim, imunizar contra a doença.

A Previsão é que, até 2018, a dose integre Programa Nacional de Imunizações.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.