Ouça ao vivo

Com menos recicláveis, renda de cooperativas cai até 60% em Campinas

Com um faturamento 60% menor, cooperativas de Campinas estão preocupadas com a quantidade de material reciclado enviada para as comunidades. A cooperativa Bom Sucesso fica na Vila Régio. Mensalmente, as 13 famílias conseguiam uma renda de cerca de R$ 12 mil, para dividir entre elas. Desde o início do ano, a divisão é feita com uma renda R$ 5 mil. Até o final de 2013, recebiam uma média de 2500 quilos de recicláveis. Agora, são cerca de 800 quilos. A presidente da cooperativa Bom Sucesso, Maria Cecília Mendes, comenta essa redução e o impacto para quem depende da renda.

Além da cooperativa Bom Sucesso, outras comunidades, como a Antônio da Costa Santos, estão insatisfeitas com a quantidade de recicláveis enviadas pela prefeitura. A Cooperativa Santa Genebra, inclusive, está organizando uma reunião entre os cooperados de várias localidades de Campinas para discutir o problema.

A prefeitura , através da presidente do Departamento de Limpeza Urbana, Alexandre Gonçalves, informou que a redução na quantidade de matérias recicláveis acontece devido à mudança no sistema de coleta. Antes, eram caminhões compactadores. Com lixo compactado, mais matérias eram carregados. Agora, são caminhões “gaiola”. Os materiais não são amassados, garantindo maior qualidade, mas menor quantidade. A prefeitura também destaca que antes desta redução havia grande rejeição de uma média de 50% do lixo que era enviado às cooperativas.

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.