Ouça ao vivo

Feriados e Copa do Mundo devem prejudicar a produção industrial da região

O número elevado de feriados que caem em dia de semana aliado aos dias em que serão disputados os jogos da Copa do Mundo do Brasil, poderá causar um impacto negativo na produção industrial da região e de todo o país. Anualmente, levando-se em conta os feriados nacionais, estaduais e municipais, são cerca de 25 feriados no calendário das cidades, e quando a data cai em uma terça-feira ou quinta-feira, é comum que as empresas concedam folgas prolongadas.

Em 2014, a situação poderá ser ainda pior, por causa da Copa do Mundo. Em dias de jogos do Brasil, é comum que quase todo setor produtivo libere os trabalhadores para acompanhar as partidas. Se chegar até a final da Copa, a seleção vai fazer sete jogos. O governo ainda decretou o ponto facultativo para as 12 cidades sedes da competição, nos dias em que houver jogos. Além do elevado número de feriados, os jogos da Copa acontecerão num mau momento econômico para o país, que apresenta indicadores ruins neste ano. De acordo com o economista Fabiano Bellati, a redução do PIB aliado a baixa produção no país por conta dos dias parados, vai ser responsável por um provável aumento da inflação e da taxa de impostos, que serão repassados ao contribuinte.

No calendário brasileiro são 16 feriados nacionais. O PIB regional não está em ritmo de crescimento desde 2012 e a estimativa dos economistas é que o indicador não deve crescer neste ano.

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Dono de animal solto em rodovia é responsável em caso de acidente

A morte do secretário-adjunto de desenvolvimento de Nova Odessa, Eduardo Mota, levanta uma questão: de quem é a responsabilidade quando animais soltos nas vias se envolvem em acidentes? O parlamentar morreu após atropelar com o carro um cavalo, na Rodovia dos Bandeirantes, na altura de Hortolândia, no último dia 25.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.