Ouça ao vivo

Rio e SP ainda discutem transferência do rio Paraíba do Sul

Até maio, nenhuma ação relacionada à transferência de água do Rio Paraíba do Sul para o estado de São Paulo poderá ser feita. A solicitação foi do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, já que o Paraíba do Sul abastasse a população fluminense. Ele é visto pelo governo paulista como uma alternativa diante da crise hídrica. A Agência Nacional das Águas (ANA) analisa a proposta, mas também recebe os estudos do Rio de Janeiro, sobre possíveis riscos da transferência. Neste mês de abril, foram feitos levantamentos com pesquisas dos dois estados em relação a hidrologia, qualidade, demanda e modelos.

Após os 30 dias de análise, o presidente da ANA, Vicente Andreu, diz que vai haver uma comparação dos estudos apresentados para ver a viabilidade da retirada de água entre 5,13 e 8,5 m³/s. Andreu comenta que as discussões técnicas tem um nível alto por parte dos estados e que o Rio ainda se mostra receoso diante da proposta paulista.

Para os próximos meses, o presidente da Agência Nacional das Águas se diz otimista em relação as chuvas. Pelo menos que alcancem a média histórica. Por parte do governo de São Paulo ele espera medidas mais conservadoras.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.