Ouça ao vivo

Prefeitura usa liminar e entra em casa para combater dengue

Um imóvel de luxo, localizado em um condomínio de alto padrão no bairro Santa Genebra em Campinas, foi alvo de ação da Vigilância Sanitária. A mansão, que conta uma enorme piscina no quintal, está abandonada. O mato alto e a sujeira são visíveis. Dentro da piscina água acumulada e parada da chuva, cenário ideal para a proliferação do mosquito da dengue. O proprietário do imóvel já foi notificado diversas vezes pela Prefeitura, porém não tomou nenhuma medida para evitar tal situação. Na rua do imóvel já foram confirmados 10 casos de dengue.Segundo os vizinhos, a casa está abandonada há quase 20 anos. Poucas vezes o proprietário compareceu ao local. O engenheiro civil, Francisco Guimarães, que é vizinho da residência reclama do descaso.

Diante da situação alarmante, a Vigilância Sanitária, amparada por uma decisão judicial entrou na casa com o objetivo de localizar criadouros do mosquito transmissor da dengue e efetuar o trabalho de aplicação de larvicida. Ovando Provatti, biólogo responsável pelo controle de dengue na ANVISA Norte, coordenou os trabalhos e afirmou que foram encontrados focos e locais propícios para a criação do Aedes aegypt.

Os técnicos da vigilância aplicaram o larvicida nos locais onde foram encontradas larvas do mosquito. A intenção é fazer visitas quinzenais ao imóvel, visando o controle e notificar o proprietário da situação. Essa não a primeira vez que vigilância realiza operações nesta casa. Desde 2010 o órgão envia notificações para o proprietário e desde 2011 usa o expediente judicial para entrar no imóvel. Ovando afirma que ações como essa serão repetidas em outros locais. Caso os proprietários dos imóveis não respondam as notificações da Vigilância Sanitária, dentro do processo de autuação, a sanção que pode ser aplicada é a de multa.

Em menos de 4 meses, Campinas já soma mais de 14 mil casos de dengue, a maior epidemia da história, sendo que 2 mortes já foram confirmadas e outras 4 estão sob investigação.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.