Ouça ao vivo

Estudo aponta variação de 3°C em áreas arborizadas

Um estudo desenvolvido pela Universidade de São Paulo na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, em Piracicaba, apontou que em áreas com poucas árvores, a temperatura pode ser até 3ºC maior do que em locais arborizados. A pesquisa comparou temperaturas registradas na região central da cidade e no campus da instituição de ensino, que tem 54% de sua área com cobertura vegetal.

No dia mais quente avaliado, por volta das 15h, a temperatura chegou a 39ºC no Centro de Piracicaba, onde a vegetação cobre 10% da região pesquisada. Já na Esalq, com mais árvores, nas mesmas data e hora a temperatura máxima registrada foi de 36ºC. Para o pesquisador da USP responsável pelo estudo, Diorny da Silva Reis, a análise dos perfis térmicos das duas áreas evidencia o efeito amenizador proporcionado pela presença maciça da vegetação. Segundo ele, a urbanização é uma das prováveis causas do aquecimento do planeta.

O trabalho foi feito em parceria com o Centro de Métodos Quantitativos do Departamento de Ciências Florestais da Esalq e o Departamento de Ciências Ambientais da Universidade de Guelph, do Canadá.

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Rodada de Negócios faz networking entre grandes empresas e fornecedores

O evento ‘Rodada de Negócios’ reuniu 140 empresas na tarde desta quarta-feira (24), em Campinas.  Cerca de mil reuniões foram realizadas, com expectativa de movimentar R$ 2,5 milhões na geração de negociações nos próximos meses. A iniciativa é da regional Campinas do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo).

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.