Ouça ao vivo

Com 800 demissões, canavieiros criticam governo federal

Com 800 demissões no setor canavieiro no mês de abril, fornecedores e trabalhadores pedem maior apoio do governo federal. As manifestações começaram pelo estado de São Paulo. Em Piracicaba e Jaú, passeatas e carretas reuniram os representantes e funcionários como forma de protesto. As cidades de Sertãozinho, Ribeirão Preto, Catanduva e Assis também devem realizar os atos. Os estados do Mato Grosso, Goiás e Paraná começam a ter mobilizações.

O presidente da Associação dos Fornecedores de Cana de Piracicaba, José Coral, comenta que reflexo está sendo em toda cadeia produtiva. Ele critica a postura da presidência da república e o subsídio que é dado à gasolina.

A situação das usinas é de endividamento. Nos últimos anos, pelo menos 40 tiveram que fechar. A expectativa é que neste ano, outras 10 não consigam se manter no setor. José Coral reforça a necessidade de ações como o aumento da quantidade de etanol na mistura da gasolina. Outras reivindicações da categoria são a definição de uma tributação diferenciada; incentivo a programas de tecnologia automotiva e a disseminação da bioeletricidade.

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.