Ouça ao vivo

Clássico dos anos 80 o lp Cabeça Dinossauro

No inicio dos  anos  80   o Brasil vivia   um momento de transformação política com o início da  retomada  a democracia .  E frente a essa realidade a musica brasileira começava  a buscar uma nova pauta artística quando não existia  mais a repressão política a combater. E um novo público e mercado começavam a  se formar, varias bandas surgiram  dentro do novo rock brasileiro , e entre tantos nomes estavam  os Titãs que  em 1986 lançaram o emblemático  LP  “ Cabeça Dinossauro ”  Foi através  do colégio Equipe de São Paulo que  funcionou como  um dos pontos catalisadores  do cenário cultural paulistano nos anos 70 que  os integrantes dos Titãs fizeram suas primeiras incursões no universo musical até formarem  a banda em  82.   Inclusive um nome de destaque  foi o hoje apresentador  Serginho Groisman que na época  organizava  mostras  de filmes alternativos, teatro, exposições, palestras e principalmente  shows  dentro do  colégio.

Mesmo já  tendo o  hit  “ sonífera ilha ” na bagagem  os dois primeiros discos dos Titãs não conseguiram captar plenamente a força que eles  tinham no palco. Mas esse terceiro projeto “ Cabeça dinossauro.”  foi  a redenção . Gravado no estúdio nas nuvens no Rio  de Janeiro marcou o  inicio da parceria com o produtor musical Liminha que soube construir  com a banda performances vocais e instrumentais  em 13 faixas marcantes aonde quase todas as canções  foram executadas na mídia.

A sonoridade mais pesada do projeto  Cabeça Dinossauro  veio da vontade de atingirem um som mais coeso e também uma alto afirmação como banda que quase chegou ao fim em 85 depois do desastroso episódio do flagrante do porte de heroína e a consequente prisão, que envolveu Toni Bellotto  e Arnaldo Antunes. Depois dessa dura experiência os Titãs assimilarem o golpe e partiram para uma sonoridade que iria marcar o que seria criado dali em diante.

De 1982  até 91  a banda Titãs era formada por 08  componentes . Realmente  era    um grande desafio ter  uma unidade sonora .  Visto a forte personalidade de todos , pois hoje entre integrantes e ex – integrantes  existem apresentadores de programas de Tv, pesquisador musical, ator, escritor,  cantores e compositores com suas respectivas carreiras muito bem estruturadas.   Como é o caso  de Paulo Miklos, Charles Gavan,  Toni Bellotto Nando Reis   e Arnaldo Antunes

Dentro do contexto histórico  que o  Brasil  vivia naqueles dias  de congelamento , tabelamento de preços,  plano cruzado e fiscais do Sarney .  O discurso  de “ Cabeça Dinossauro ”  lançou um olhar, ao contrario do que num primeiro momento possa parecer,  não  crítico porem reflexivo sobre vários instituições como a polícia, igreja e a família. Além de consolidar o  estilo performático que já era usado na fase pré – Titãs  em trabalhos de   Branco Melo e Marcelo Fromer que morreu  em 2001

E diante desse sentimento de libertação a escolha da capa do disco Cabeça  Dinossauro foi uma ótima sacada do Sergio Brito  ao sugeriu  o desenho  de Lonardo D”vinci  o Homem  urrando que sintetizou o espírito que os titãs queriam dar ao projeto. Foi um avanço pois o que se costuma fazer até então era ter a imagem dos integrantes das bandas nas  capas  do discos.

Com mais de 300 mil cópias vendidas “ Cabeça  Dinossauro “ contribuiu para colocar o rock nacional como trilha sonora no epicentro das transformações que todos estavam passando. Em 2012 os Titãs relançaram Cabeça Dinossauro numa versão ao vivo dentro de um  projeto comemorativo que rendeu uma grande   turnê.

 

Acompanhe esta edição

 

 

entre em contato

musicaecultura@cbncampinas.com.br

apresentação

Robson Santos

produção

Walmir Bortoletto

edição

Paulo Girardi

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Série documental sobre Cleópatra é o destaque da semana 

A série, que conta com a produção executiva de Jada Pinkett Smith, vai mergulhar na história de uma das rainhas mais poderosas e incompreendidas de todos os tempos, com o objetivo de mostrar, além de toda a beleza e vida amorosa, um lado mais inteligente de Cleópatra, protagonizada por Adele James. 

Guardiões da Galáxia chega no último filme da trilogia

Dessa vez, o grupo está bastante diferente. Quill, que ainda está se recuperando da perda de Gamora, tem que reunir a equipa para defender o universo e proteger um dos seus. Em uma missão, que se não for concluída com sucesso, pode levar ao fim dos Guardiões. 

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.