Secretaria confirma dois casos de chikungunya em Campinas

A secretaria de saúde de Campinas confirmou que dois soldados do exército que estavam em missão no Haiti contraíram chikungunya. A doença, provocada por um vírus, é transmitida aos seres humanos pelo mosquito Aedes Aegipty, o mesmo da dengue. Os sintomas iniciais são febre alta, de início repentino, dores intensas nas articulações, dores de cabeça, dores musculares e manchas vermelhas na pele. Diferentemente da dengue, uma parte dos indivíduos infectados pode desenvolver a forma crônica da doença, com a permanência dos sintomas, que podem durar entre 6 meses e 1 ano.

A preocupação com a confirmação dos casos importados de chikungunya em Campinas é preocupante, já que o município enfrenta a maior epidemia de dengue de sua história, com cerca 30 mil casos confirmados somente neste ano. Por conta disso, a Superintendência de Controle de Endemias realizou ações de contenção e nebulização no Hospital Militar de Área de São Paulo e no Batalhão de Logística do Exército, em Campinas, por onde os soldados passaram. Outros quatro casos de chikungunya foram confirmados no estado. De acordo com a Diretora do Departamento de Vigilância em Saúde de Campinas, Brigina Kemp, todo o trabalho de contenção da doença em Campinas foi realizado nos últimos dias, para evitar a propagação.

Brigina Kemp afirma que os sintomas da chikungunya são similares aos da dengue, mas com intensidade maior, principalmente nas dores nas articulações. Os seis soldados que contraíram a doença durante os trabalhos de missão de paz no Haiti estão em isolamento, enquanto passam por tratamento. O estado de saúde deles é bom e estável.

 

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Campinas é a segunda cidade da América Latina com mais casos de excesso de velocidade de motociclistas

GM recupera 30 sacas de café em área rural de Socorro

Acidente entre carros esportivos derruba poste na Rod. Francisco Von Zuben

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.