Ouça ao vivo

Plano de contingência do HC pode operar na Copa

O Hospital de Clínicas da Unicamp, em Campinas, anunciou o Plano de Contingência para acidentes com múltiplas vítimas, como incêndios, explosões e colisões em rodovias. Os procedimentos poderão ser usados durante a Copa do Mundo e coloca o hospital como um dos credenciados pelo Ministério da Saúde para esse tipo de atendimento. Com a adoção das medidas, a unidade, que já atende toda a região de Campinas, também fica apta a atender registros graves da Grande São Paulo e também solicitações federais.

Segundo o diretor técnico do pronto-socorro, José Benedito Bortoto, o plano não foi criado somente para a Copa do Mundo, mas se tornará permanente para a instituição, que não contava com o planejamento. Entre as principais medidas, está a preparação do espaço do prédio para que todos os feridos sejam atendidos e os pacientes já internados não sejam afetados. O recebimento e o deslocamento das vítimas e macas na parte interna também foram definidos, assim como as atribuições de cada cargo durante o atendimento.

O anúncio das ações acontece em meio à greve dos funcionários da Unicamp, que também atinge os servidores do HC. Mas segundo a supervisora da unidade de emergência, Mirella Povinelli, o plano não seria afetado durante a paralisação, já que envolve apenas as áreas de urgência e emergência. Ainda de acordo com Povinelli, um simulado para testar o Plano de Contingência está previsto para o segundo semestre, mas ainda não tem data exata para acontecer.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Grupo Dia fecha 22 lojas em Campinas

Em Campinas, 22 lojas da rede de supermercados Dia irão encerrar as atividades. De acordo com levantamento realizado pela CBN Campinas, há 37 unidades no município. A decisão da empresa está inserida em um plano de ajuste de lojas no país para buscar a estabilidade da estrutura, após persistentes resultados negativos.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.