Ouça ao vivo

Plebiscito define se Ouro Verde e Campo Grande serão distritos

Nas eleições de outubro desse ano, além de votar em Presidente, Governador, Senador e Deputados, a população de Campinas vai responder a um plebiscito. Os eleitores terão que votar se são favoráveis ou contrários a elevação das regiões do Campo Grande e Ouro Verde à condição de distritos administrativos. É a primeira vez que um plebiscito será realizado junto com uma eleição geral.

O plebiscito é uma consulta ao povo para decidir sobre matéria de natureza constitucional, legislativa ou administrativa. Diferente do referendo, ele é convocado previamente à criação do ato legislativo. Em caso de aprovação, o plebiscito obrigado o legislativo a criar a lei, como explica Cláudia Sperb, Chefe de Cartório da 33ª Zona Eleitoral de Campinas. Todos os eleitores de Campinas, aptos a votar nas eleições gerais de 2014 devem participar do plebiscito, não se restringindo a população do Ouro Verde e Campo Grande.

Na urna, depois de escolher os candidatos aos cargos do executivo e legislativo, o eleitor responderá a duas questões “Você é a favor da criação do distrito do Ouro Verde?” e “Você é  a favor da criação do distrito do Campo Grande?”.

Para responder sim deve digitar o número 60 na urna, para não o número 30. O eleitor pode, também, votar “branco” ou “nulo”.

A Chefe da 33ª Zona Eleitoral explica que na consulta plebiscitária poderão ser formadas até 4 frentes, que representarão apoiou ou serão contrárias a elevação à condição de distrito.

Qualquer eleitor poderá integrar uma das frentes. Toda a “campanha” dessas posições será custeada pela mesma, como acontece com os candidatos que disputam cargos públicos nas eleições.

A região onde estão situados o Campo Grande e o Ouro Verde reúne aproximadamente 400 mil moradores. A principal mudança no caso de transformação dos bairros em distritos é com relação à independência administrativa. Atualmente Campinas possui 4 distritos: Barão Geraldo, Sousas, Joaquim Egídio e  Nova Aparecida.

As eleições desse ano estão marcadas para o dia 5 de outubro.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.