Ouça ao vivo

Campinas quer retomar obra da maria-fumaça até dezembro

Com investimentos de 5 milhões de reais, a Prefeitura de Campinas quer retomar as obras de extensão dos trilhos da maria-fumaça até o final de 2014. A previsão é que tudo esteja concluído em um ano. Os trabalhos estão parados desde 2011, quando a empresa contratada alegou falhas no projeto, mas a intenção é usar a mesma área onde estava prevista a nova plataforma, próximo à Praça Arautos da Paz. Atualmente, o canteiro de obras está abandonado, os pilares erguidos há cerca de três anos estão cercados pelo mato alto e ainda não se sabe se as estruturas serão totalmente aproveitadas.

Segundo o arquiteto responsável, Paulo de Tarso, estudos iniciais vão determinar as adaptações no projeto, mas a ideia é que o trajeto da composição não seja alterado. Além da plataforma e dos trilhos, o arquiteto também prevê um estacionamento, assim como um restaurante e uma loja. Os estudos devem ficar prontos em 60 dias. Depois disso, a expectativa da Administração Municipal é que o projeto seja licitado e a ordem de serviço seja emitida para o início das obras até dezembro deste ano.

Para o prefeito de Campinas, Jonas Donizette, a retomada do projeto não serve apenas para incentivar o turismo na cidade, mas também para ocupar novamente o terreno em estado de abandono. Questionado sobre a área do entorno, formada principalmente por residências, o Chefe do Executivo nega que haja algum morador contrário à expansão da ferrovia. A Maria-Fumaça conta atualmente com duas estações: uma na região do Anhumas e outra na cidade vizinha de Jaguariúna. O trecho foi inaugurado em 1875 e recebe anualmente 60 mil passageiros.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Rodada de Negócios faz networking entre grandes empresas e fornecedores

O evento ‘Rodada de Negócios’ reuniu 140 empresas na tarde desta quarta-feira (24), em Campinas.  Cerca de mil reuniões foram realizadas, com expectativa de movimentar R$ 2,5 milhões na geração de negociações nos próximos meses. A iniciativa é da regional Campinas do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo).

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.