Ouça ao vivo

Obras emergenciais garantem água em Valinhos até outubro

O departamento de água e esgoto de Valinhos realiza duas obras emergenciais em córregos da cidade, que devem garantir o abastecimento da população até o início do período de chuva, previsto para meados de outubro. O município foi um dos mais afetados pela crise hídrica que atingiu o estado de São Paulo, desde o início do último verão, em dezembro do ano passado. A primeira obra, já finalizada, permite a captação emergencial de água no Córrego da Ponte Alta, que é afluente do Ribeirão Pinheiro. A nova operação está sendo feita agora no Córrego da Invernada. Juntas, as novas captações devem aumentar 5% no volume de água bruta para abastecer a população neste período de estiagem.

De acordo com o presidente do Departamento de Água e Esgoto de Valinhos, Luiz Mayr Neto, desde o início da crise, o município economizou mais de 1,1 bilhão de litros de água. Ele afirma que o abastecimento está garantido até o final do ano, quando é esperado o início do período de chuva.

A cidade capta água do Rio Atibaia que está com baixa vazão, mas suas principais fontes de abastecimentos estão nas barragens construídas no município. Valinhos foi a primeira cidade na região a adotar o rodízio na distribuição, ainda no começo do ano. O racionamento levou a uma redução de 20% de água tratada na cidade.

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.