Ouça ao vivo

Calçadas do Cambuí são obstruídas por carros, caçambas e material de construção

Os pedestres que circulam pela região do bairro Cambuí, uma das áreas mais movimentadas de Campinas, têm de dividir o espaço nas calçadas com carros, caçambas e material de construção. Em alguns trechos, a ocupação do espaço destinado os pedestres é tão grande, que obriga as pessoas a desviarem o caminho pela rua, colocando em risco a própria segurança. O bairro Cambuí é um dos maiores centros comerciais da cidade, e geralmente, as lojas e estabelecimentos disponibilizam áreas de estacionamento para seus clientes. O problema, é que em grande parte, as vagas não têm tamanho suficiente e os carros acabam invadindo a calçada.

Outro problema recorrente no bairro são as obras. Em algumas delas, os responsáveis acabam alocando caçambas e material de construção, impedindo totalmente a passagem de pedestres. E a situação provoca reclamação daqueles que encontram dificuldade em circular a pé no bairro. É o caso do eletricista Antônio Macedo, que veio de Curitiba para Campinas. Ele comparou as duas cidades e afirmou que no sul, dificilmente se encontra a mesma a situação verificada no bairro Cambuí. O taxista Celso Silva acredita que a situação das calçadas no bairro é perigosa e coloca os pedestres em risco. Mas o aposentado Leonardo Ramos acredita que os problemas são pontuais e de fácil resolução por parte do poder público. Ele diz não encontrar dificuldade em andar pelas calçadas.

A Emdec informou que as fiscalizações são reforçadas nas regiões do Centro, Cambuí e nas principais avenidas de Campinas. Nos casos de carros estacionados em cima das calçadas há autuação. Em relação às caçambas e materiais de construção encontrados nas vias destinadas aos pedestres, a prefeitura informou que vai fiscalizar os locais identificados pela reportagem. Além disso, o executivo esclareceu que caçambas são permitidas nas calçadas, desde que o responsável deixe um corredor de no mínimo 70 centímetros para a passagem de pedestres. Em relação ao depósito de entulho ou material de construção em via pública, a prefeitura informou que a prática é proibida.

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Campanha do Agasalho 2024: veja como doar

Campinas iniciou nesta quinta-feira (18) a Campanha do Agasalho 2024 com o slogan “Transforme o tom deste inverno”. A iniciativa busca arrecadar cobertores e roupas, principalmente, masculinas, que é a maior demanda.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.