Ouça ao vivo

Liminar devolve cargo a prefeito cassado em Americana

Depois de quase um mês afastado pela Justiça Eleitoral, Diego De Nadai, do PSDB, conseguiu uma liminar para voltar ao cargo de prefeito de Americana. Ainda não se sabe, porém, quando isso deve acontecer. Na noite desta quinta-feira, o ministro do Tribunal Superior Eleitoral, Gilmar Mendes, aceitou o pedido de reconsideração ajuizado por De Nadai e o vice, Seme Calil, do PSB.

A decisão suspende a sentença do próprio TSE que cassou os dois mandatos no fim do mês de maio e vale até que os embargos de declaração do acórdão sejam julgados, o que deve acontecer depois do fim do recesso do Judiciário. Com isso, o vereador Paulo Sérgio Chocolate, do PSC, que tomou posse como prefeito interino e deveria ficar no cargo até que novas eleições fossem convocadas, volta à Presidência da Câmara de Americana. Ele já havia anunciado o novo secretariado e chegou a afirmar que o prefeito cassado seria o responsável pela Secretaria de Governo, mas desistiu da nomeação depois de repercussão.

Em meio a tudo isso, no centro da cidade, a população se mostrou desconfiada e confusa sobre os rumos do município. Enquanto alguns nem sabiam sobre os últimos desdobramentos políticos, Severino Maximiano e Fábio Lopes alegaram que a troca de prefeitos prejudica medidas e projetos e afeta diretamente os moradores.

Diego De Nadai e o vice, Seme Calil, foram cassados devido à acusação de uso de Caixa 2 durante a última campanha eleitoral. A decisão foi unânime entre os sete ministros do Tribunal e a votação foi motivada por gastos não comprovados antes das eleições de 2012. Procurados para comentar o assunto, De Nadai e Paulo Chocolate não foram encontrados até o fechamento desta reportagem.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.