Ouça ao vivo

Demissões na indústria mudam perfil do emprego na região

Após um dos piores meses dos últimos dez anos, julho aparece com uma recuperação de empregos na indústria. 500 novos postos foram criados. 700 demissões registradas no período. Em junho foram mais de duas mil. Os números são da sondagem industrial do Ciesp Campinas.

O impacto destas demissões é a mudança no perfil dos empregos. De acordo com o diretor do órgão, José Nunes Filho, verifica-se a substituição de trabalhos por remunerações inferiores e até sem a garantia das leis trabalhistas. Isso reforça a importância do crescimento na indústria.

Quando se fala na geração de emprego e no crescimento industrial, 2014 já é considerado um ano ruim. Em julho, houve aumento nas vendas e na produção, mas o economista da Facamp, José Augusto Ruas, aponta que a lucratividade do empresariado não cresceu, o que pode comprometer os investimentos.

O Ciesp Campinas também reforça o período pós eleições. A expectativa é que estes custos que têm impacto a indústria subam, com mais impacto para população e setor industrial.

Na região, um setor que aparece com otimismo é o farmacêutico. O diretor de comércio exterior do Ciesp, Anselmo Riso, reforça que o ramo que tem mantido crescimento e aumentado a representatividade nas exportações.

Apesar do aumento das exportações do ramo farmacêutico, a balança comercial em julho apresentou um déficit de 11,1%. A principal causa é recuo registrado no setor automotivo, de mais de 30%.

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.