Ouça ao vivo

Mais de 100 mil devem ficar abaixo da média em avaliação escolar

A Secretaria de Educação do Estado realiza nessa semana a Avaliação de Aprendizagem em Processo. Na região de Campinas, cerca de 523 mil alunos de 806 escolas fazem o exame. O objetivo é diagnosticar as dificuldades de aprendizagem dos alunos.  Neste ano, a prova será aplicada para um grupo maior de estudantes já que vai abranger alunos do 2º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio. Até o ano passado, a avaliação era direcionada para alunos do 5º ano em diante.

De acordo com o dirigente de ensino da Campinas Oeste, professor Antônio Admir Schiavo, cerca de 25% dos estudantes devem ter rendimento abaixo da média.

A professora da Faculdade de Educação da Unicamp, Maria Márcia Malavasi critica a avaliação realizada. Segundo ela, o número de estudantes que ficam abaixo dá média é elevado e é preciso melhorar essa questão.

A avaliação é feita semestralmente. Ao todo são dez questões objetivas e dissertativas de matemática, 10 questões de múltipla escolha de língua portuguesa, além de uma redação. O dirigente regional de ensino explica que, depois dos testes, uma comissão discute os resultados e trabalha, em especial, com os alunos de menor rendimento.

Bimestralmente, os alunos recebem boletim escolar de todas as disciplinas, que podem ser consultados pelos pais no endereço www.educacao.sp.gov.br

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.