Ouça ao vivo

Vias das regiões que podem se tornar distritos de Campinas têm trânsito crítico

As principais vias que ligam as regiões que podem virar distritos de Campinas ao centro da cidade têm números do trânsito que chamam atenção e são motivos de reclamações. A Av. John Boyd Dunlop liga a região central ao Campo Grande. O movimento diário, segundo a Emdec, é de 64 mil veículos. Nos horários de pico as áreas mais críticas são os acessos aos bairros.

Um estreitamento de pista embaixo da ponte onde passa linha férrea é o pior ponto para os motoristas como Renato Leandro Reis. Ele é morador da região do Campo Grande e. ele pega trânsito nos dois sentidos diariamente.

A ALL que é a concessionária responsável pela linha férrea já disse a CBN que doará o projeto executivo de alargamento do viaduto, mas sem data. A média diária de veículos só no treco da ponte no sentido centro é de 13,6 mil veículos.

Além do fluxo intenso na via, a velocidade é motivo de queixa de moradores do Campo Grande. A avenida tem velocidade máxima de 60 km/h e lidera no município como a via com mais multas. No ano passado, foram 61.008 autuações. O número se comparado ao ano anterior quase dobrou.

Isso preocupa, por exemplo, mães de alunos da nave mãe do bairro Satélite Iris. A reportagem esteve no local e há semáforo para a travessia das crianças, mesmo assim, Rosangela Marcelo de Sousa fala do desrespeito dos motoristas no trecho.

No caso da Avenida das Amoreiras que liga o centro de Campinas à região do Ouro Verde a principal reclamação é o trânsito lento na via. Marcos Prado fala da dificuldade do tráfego nos horários de pico. Douglas Correa diz que sempre perde tempo na avenida. Em relação às multas, Amoreiras no ano passado ficou na 8° posição no município em números de autuações, foram 12.311.

A reportagem questionou a Emdec em relação ás intervenções previstas para melhoria do trânsito nas avenidas. A resposta é que elas estão previstas no projeto do BRT. As obras devem ter início em 2015, com expectativa de conclusão em 2017.

As ações serão basicamente nos corredores de ônibus das duas regiões.

No Corredor Ouro Verde, com 14,4 km de extensão, estão previstas reformas no Viaduto Miguel Vicente Cury, Terminais Central, Ouro Verde e Vida Nova, implantação de viadutos e novas estações de transferência ao longo do trecho, incluindo a Avenida das Amoreiras.

O Corredor Campo Grande, que é mais extenso, com 17,8 km, tem como previsão a construção de um terminal próximo à Rodoviária e implantação de viadutos e estações  na Avenida John Boyd Dunlop.

 

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Alunas da rede municipal vão receber absorventes mensalmente

Em Campinas, uma a cada quatro meninas, entre 10 e 19 anos, faltam à escola quando entram no período menstrual, por não terem condições financeiras para comprar absorvente. O dado é de uma pesquisa realizada pelo Centro de Referência e Apoio à Mulher (Ceamo), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social. Com os números, a Prefeitura de Campinas lançou o Programa Dignidade Menstrual, nesta quinta-feira (28), que prevê distribuir absorventes.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.