Ouça ao vivo

Alceu Valença e seu projeto ” perdido ” Saudade de Pernambuco

Em 1998  foi lançado em uma publicação em banca de jornal o cd Saudade de Pernambuco  de Alceu Valença um projeto que  durante muito tempo foi cercado por diversas  histórias desencontradas sobre o destino  das gravações originais realizadas  em Paris 19 anos antes . Em 1978  o   prestígio que Alceu Valença  tinha junto  a crítica musical, não se refletia na mesma proporção ao número de discos vendidos.    Como consequência não teve  o seu contrato renovado com a gravadora  e foi viver na  França o que ele denominou  como auto-exílio. Depois de cumprir uma agenda de shows, optou em viver por lá. Nascido em 1946 na  pequena  São Bento do Una no agreste pernambucano  Alceu de  Paiva Valença  cresceu ouvindo,   aquele homem que cantava forte as belezas e mazelas do sertão  conhecido  por Luiz Gonzaga  e  cantores do rádio como  Orlando Silva.  Anos depois já em  Recife assistia   aos blocos de maracatu, tribos de índios caboclinhos e bandas de frevo.

Alceu Valença  que iniciou na  industria fonográfica  ao lado de Geraldo Azevedo mantinha uma  sonoridade que  ainda estava em fase de maturação.  Mas  foi a partir  do convívio com Jackson do Pandeiro 01 ano antes da viagem a França que Alceu teve a oportunidade de aprofundar os conceitos e valores da musica nordestina .

Gravado em 1979  o disco Saudade de Pernambuco  não faz parte do catálogo oficial de Alceu Valença e quase ficou esquecido na história. Mas pra sorte de todos nós  em meados da década de 90 um técnico de som achou  em sua casa os rolos com as gravações originais  e comunicou a Alceu Valença que por sua vez não fazia a menor ideia do  paradeiro dessas gravações.

Sem interesse de lançar um pacto dessas gravações na Europa  , Alceu retornou ao Brasil e a partir de  1980   lançou  vários hits como : “Coração Bobo “que foi o inicio da conciliação entre sucesso de crítica e  vendas expressivas. Além de : “Morena Tropicana, “ e ” Como Dois animais “  . Tamanho sucesso resultou  na participação de Alceu Valença  no primeiro Rock in Rio em 1985 . E com isso as gravações feitas em Paris foram deixadas de lado.

Com pouca verba Saudade de Pernambuco  foi  gravado  aos poucos entre os diversos Festivais que participou.  As canções próprias e regravações  resgataram   os valores do xote , frevo e maracatu que  fizeram parte da  infância de Alceu além da  convivência com Jackson do Pandeiro .  Fatores que segundo Alceu Valença determinaram  o  caminho  que seguiria   em sua carreira a partir desse projeto.

Existe uma edição mais recente remasterizada lançada pela Deck em 2016 no formato de cd e vinil

 

Acompanhe  nesta edição o  projeto Saudade de Pernambuco de Alceu Valença gravado na França em 1979.

 

 

entre em contato

musicaecultura@cbncampinas.com.br

Apresentação

Robson Santos

Produção

Walmir Bortoletto

Edição

Paulo Girardi

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Série documental sobre Cleópatra é o destaque da semana 

A série, que conta com a produção executiva de Jada Pinkett Smith, vai mergulhar na história de uma das rainhas mais poderosas e incompreendidas de todos os tempos, com o objetivo de mostrar, além de toda a beleza e vida amorosa, um lado mais inteligente de Cleópatra, protagonizada por Adele James. 

Guardiões da Galáxia chega no último filme da trilogia

Dessa vez, o grupo está bastante diferente. Quill, que ainda está se recuperando da perda de Gamora, tem que reunir a equipa para defender o universo e proteger um dos seus. Em uma missão, que se não for concluída com sucesso, pode levar ao fim dos Guardiões. 

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.