Ouça ao vivo

O Blues elétrico de Albert Collins

Durante os seus solos de guitarra ele costumava descer do palco e andar por entre o público. A extensão do cabo de áudio da sua guitarra permitia inclusive que ele fosse até a calçada do clube onde estivesse se apresentando para interagir com as pessoas.  Esses eram  alguns dos expedientes de uma dos principais ícones  do blues   Albert Collins. Nascido em 1932 no estado americano do Texas o cantor e  guitarrista Albert Collins fez parte da geração do chamado Blues Elétrico. Iniciou com o  piano  mas acabou por escolher a  guitarra .  Ganhou notoriedade usando a  sua Fender modelo Telecaster.  Albert Collins tocava  com o  indicador e o polegar da mão direita sem  o uso da  palheta e assim ele conseguia deixar os seus solos mais intensos.

O homem de gelo ou mestre da telecastar como era conhecido iniciou sua carreira   nos clubes na  região de Houston na década de 50  em busca de uma sonoridade própria que tinha como característica  pelo uso do capotraste ,  uma espécie de braçadeira   que se  usa no braço da guitarra ou  violão para encurtar as cordas e atingir  diferentes tonalidades.

Na década de 60 a sonoridade de Albert Collins despertou   a atenção de Janis Joplin e Johnny Winter  que frequentavam os estúdios por onde gravava  .  Outro fã  era Jimi Hendrix que inclusive usava  em suas músicas as técnicas do guitarrista texano.  E na Inglaterra Albert Collins também foi cultuado pelos  jovens músicos   dentro do movimento de resgate  do blues americano.

 

Mas foi a partir de 77 até o final da década de  80 quando fez parte do time da tradicional gravadora  de blues  Alligator que Albert Collins começou a ganhar prestígio de uma forma mais consistente .   Antes dessa fase ele estava afastado da música e foi estimulado pela sua esposa Gwen Collins que inclusive foi co-autora de algumas canções com o marido. Esse foi o inicio do  período mais emblemático  na  carreira de Albert Collins.

Em 85 ele participou  do  premiado  disco Showdown !  ao lado de  Johnny Copeland e do iniciante Robert Cray.  Um projeto premiado com o Grammy . Já como um astro do blues desde então Albert Collins  passou a figurar como uma  lenda em participações  especiais em diversos  projetos  e aparições em programas de TV.

 

Albert Collins que morreu de câncer  muito cedo aos 61 anos em 1993  nunca se  deixou levar pelo sucesso além de ser sempre muito carismático no palco   ele não  abria  mão de prazeres  como  dirigir o próprio ônibus de sua banda durante as viagens de suas apresentações.

 

A sonoridade blues do cantor e guitarrista  Albert Collins é o que você ouve nessa  edições do quadro Música é Cultura.

entre em contato

musicaecultura@cbncampinas.com.br

 

Apresentação

Robson Santos

Produção

Walmir Bortoletto

Edição

Paulo Girardi

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Série documental sobre Cleópatra é o destaque da semana 

A série, que conta com a produção executiva de Jada Pinkett Smith, vai mergulhar na história de uma das rainhas mais poderosas e incompreendidas de todos os tempos, com o objetivo de mostrar, além de toda a beleza e vida amorosa, um lado mais inteligente de Cleópatra, protagonizada por Adele James. 

Guardiões da Galáxia chega no último filme da trilogia

Dessa vez, o grupo está bastante diferente. Quill, que ainda está se recuperando da perda de Gamora, tem que reunir a equipa para defender o universo e proteger um dos seus. Em uma missão, que se não for concluída com sucesso, pode levar ao fim dos Guardiões. 

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.