Ouça ao vivo

Vinhedo é o primeiro da RMC a ter 100% dos eleitores com biometria

Vinhedo é o único município na Região Metropolitana de Campinas que terá o sistema de biometria nas eleições de outubro em todo o eleitorado. Ao todo, cerca de 50 mil pessoas vão utilizar pela primeira vez as urnas eletrônicas com leitor de digitais.

Em todo o Estado, serão 15 municípios totalizando um eleitorado de pouco mais de 614 mil pessoas.

De acordo com informações do Tribunal Superior Eleitoral, os eleitores devem levar, em média, pouco menos de 1 minuto e 14 segundos para votar. A estimativa é baseada no pleito de 2010 e considera o tempo que o eleitor se identificou perante o mesário e se dirigiu à urna até o instante em que confirmou o último voto, para presidente da República.

A Analista Judiciário do Cartório de Vinhedo, Ana Karina Margone explica como estão os preparativos da justiça eleitoral para as eleições

Ana Karina comenta que as pessoas não poderão esquecer de levar o título de eleitor e o RG, ou um outro documento oficial com foto para a identificação junto ao mesário. Em seguida, o mesário digita o número no terminal e apenas a partir daí é que há diferença do sistema tradicional para o biométrico, como ela explica:

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, em todo o Brasil, mais de 21 milhões de eleitores de 762 municípios brasileiros utilizarão a biometria neste ano.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.