Ouça ao vivo

Ato de racismo em escola é denunciado ao Ministério Público

Um possível caso de racismo contra uma funcionária nas dependências da Escola Estadual Jornalista Roberto Marinho, em Campinas, foi denunciado ao Ministério Público Estadual. O caso foi encaminhado pelo vereador Carlão do PT e o Grupo Força da Raça, na última segunda-feira. A Agente de organização escolar Cintia Cristiane explicou que os problemas começaram depois que alunos cometeram atos de vandalismo. Ela, a coordenadora pedagógica da instituição e outras três pessoas teriam feito uma brincadeira com a situação, e de acordo com Cintia, a coordenadora não teria gostado e acabou a ofendendo.

Na avaliação dos denunciantes, o possível crime de racismo evidencia a omissão de agentes políticos com o descumprimento de uma lei federal, que incluiu na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional a obrigatoriedade do ensino regular da história afro-brasileira em todas as escolas do País.

Cintia, que trabalha no local há cerca de um ano, comenta que continua trabalhando com a coordenadora pedagógica mas que não há mais amizade entre elas.

Na denúncia ao Ministério Público é requerida a instauração de inquérito policial para apuração do caso, seguido da abertura de processo criminal para a penalização dos responsáveis.

O MP informou, através da assessoria, que o caso deve ser encaminhado a Promotoria de Direitos Humanos para que seja apurada a veracidade dos fatos bem como ouvidas todas as partes. Não há um prazo para a conclusão dos autos. Durante à tarde, a produção tentou entrar em contato com a coordenadora pedagógica da escola estadual  mas não conseguiu contato.

Já a Diretoria Regional de Ensino de Campinas informou, em nota, que acompanha o caso junto à Escola e que uma apuração de responsabilidades foi aberta para averiguar os fatos, ouvir todos os envolvidos e adotar as medidas conforme estatuto dos servidores. A diretoria de ensino ressalta que repudia qualquer ato de discriminação e que todas as escolas desenvolvem ações de combate ao racismo e ao preconceito. Por fim, vale destacar que o conteúdo previsto na lei 10.639, de janeiro de 2003, e 11.645, de março de 2008, compõem o currículo oficial da rede estadual de ensino e são desenvolvidos nas unidades escolares, que dispõem de materiais de apoio.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.