Ouça ao vivo

Distritos: ocupações irregulares são desafios para Nova Aparecida

Segundo distrito mais populoso de Campinas com quase 37 mil moradores, Nova Aparecida tem reclamações nas áreas de segurança e saúde e precisa lidar com núcleos habitacionais ainda não regularizados. Nas ruas, mesmo com pedidos por mais policiamento e menos espera no pronto-atendimento do Padre Anchieta, a população se mostrou satisfeita com a infraestrutura e o acesso a serviços básicos.

Neusa Pedroso e Antônio da Silva, por exemplo, afirmam que não precisam sair do local para fazer compras. Moradores antigos do distrito, eles alegam que as dificuldades também acontecem em outras regiões. Na unidade de saúde da Vila Padre Anchieta é frequente a reclamação sobre lotação e falta de médicos. O problema, segundo o subprefeito, Nilton César de Souza, é a procura de pacientes de Sumaré e Hortolândia.

O subprefeito também cita dificuldades na busca por recursos, já que os distritos não possuem autonomia e atuam como administrações regionais, com manutenção e limpeza de terrenos públicos. No caso do Nova Aparecida, porém, Nilton César também destaca a preocupação com as deficiências de núcleos populares ainda não regularizados.

Próximo às rodovias Anhanguera e Dom Pedro I, Nova Aparecida tem 33 bairros e é o segundo distrito mais populoso entre os quatro de Campinas. O maior atualmente é Barão Geraldo, com 50 mil habitantes. Todos os locais, no entanto, serão superados caso as regiões do Ouro Verde e Campo Grande, com cerca de 400 mil, se tornem distritos. A mudança será decidida pelos eleitores no plebiscito no próximo dia 5.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.