Ouça ao vivo

Eleições: Santinhos são alvo de fiscalização pública

Em Campinas a recomendação já foi feita aos políticos nestas eleições: não jogar papéis com propaganda política no entorno das escolas onde acontecem as votações. Os santinhos já causaram sérios acidentes, como lembra a chefe de cartório de Cláudia Sperb. Ela considera a forração deste tipo de propaganda um desserviço. A prefeitura deve colaborar com a limpeza e na véspera das eleições o policiamento vai fiscalizar possíveis ações de cabos eleitorais.

Nas últimas eleições municipais em 2012, só no primeiro turno de votação em Campinas foram recolhidas cerca de 50 toneladas de lixo no entorno das escolas. O incomodo com os santinhos é tanto que pelas redes sociais, iniciativas populares também pretendem coibir a prática.

Em Vinhedo, o movimento “Comando da Madrugada” vai neste sentido. Conrado Sousa que é responsável pela organização conta que a ideia é intensificar a fiscalização contra essas propagandas políticas.

Além dos voluntários que devem começar a trabalhar na madrugada de domingo, véspera do horário de votação, o movimento também pretende contar com o compartilhamento de fotos tiradas por eleitores que presenciarem a forração de santinhos, perto das escolas onde acontecem as votações.

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.