Ouça ao vivo

Moradores de Campinas têm que buscar água de mina em Itupeva

Mina de Itupeva em 2014 (Foto: Gláucia Franchini)

Uma cena muito atípica para a região sudeste, para o estado São Paulo e para a metrópole Campinas. Fila de moradores buscando água em uma mina. Mais de uma hora de espera, de baixo do sol forte, tempo seco, às margens de uma rodovia. Na manhã desta terça-feira (14/10), cerca de 30 famílias esperavam mais de uma hora para encher dezenas de galões.

A falta de água atinge vários bairros da cidade, principalmente os mais periféricos, regiões dos DICs, São Domingo, Vista Alegre, Jd. Fernanda, Campo Belo. O bica d’água fica em outra cidade: Itupeva. Tem morador que teve que percorrer 15 quilômetros para conseguir essa água. O campineiro Paulo Sérgio fala desse problema de desabastecimento. Ele teve que levar os filhos pra ficar debaixo do sol.

Idosos também enfrentaram fila para pegar água. Cecília Melo tem 70 anos e passou por isso. Ela já pensa em chegar de madrugada nos próximos dias para evitar o sol, caso o abastecimento não seja restabelecido.

Os porta-malas dos carros das famílias que tiveram que buscar água estavam cheios de galões para o transporte da água. João Calos Pedroso é motorista de ônibus e aproveitou que estava com o veículo maior. Ele  usou o bagageiro para colocar os galões e levar água para toda família.

A maioria das famílias que formaram a fila para pegar a água da mina estava há quase quatro dias sem água. No final de semana, a empresa responsável pelo abastecimento em Campinas , a Sanasa, reconheceu que teve que diminuir em 60% o volume de retira do rio Atibaia.

Sobre a situação de famílias tendo que buscar água em mina de outra cidade, a Sanasa se calou.

Abastecimento D'agua Campinas (2)

Abastecimento D'agua Campinas (3)

Abastecimento D'agua Campinas (4)

Abastecimento D'agua Campinas (5)

Abastecimento D'agua Campinas (1)

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.