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Sanasa anuncia normalização do sistema de abastecimento de água

A Sanasa anunciou na manhã desta terça-feira a normalização do abastecimento de água em Campinas. A empresa municipal de saneamento informou por meio da assessoria que o Rio Atibaia atingiu o necessário de qualidade e vazão para o tratamento de água chegar aos níveis que garantam o fornecimento para todo o município. A queda na temperatura, e por consequência a diminuição do consumo, as chuvas ao longo do leito do rio, a parada momentânea de captação por Jundiaí e o envio de mais água (0,5 m³/s) do Sistema Cantareira foram os fatores que contribuíram para a melhora.

O envio de água para os bairros começou nesta madrugada e os técnicos da Sanasa acreditam que todos os bairros de Campinas já tenham o abastecimento regularizado no fim da manhã desta terça-feira.

Foram 11 dias de crise em que bairros da cidade sofreram com a falta d’água. Segundo a Sanasa, no último dia 10, quando o problema começou, a quantidade de sujeira no Rio Atibaia forçou a empresa a suspender a captação e parar o tratamento. De lá para cá, a Sanasa não conseguia atingir o número necessário de água tratada para enviar aos bairros. A cidade tem o consumo médio de 3,2 m³/s, mas com o forte calor da semana passada, com temperaturas em 37º, chegou a 4,1 m³/s. Dessa forma, o abastecimento adotou um esquema de rodízio entre os bairros, mas sem poder ser programado.

Só nesta segunda-feira, 380 mil pessoas foram afetadas pela desabastecimento, mas alguns bairros chegaram a registrar até 5 dias sem água. No Jardim Santo Antonio, por exemplo, os moradores precisaram percorrer 15 km para buscar água em uma bica na cidade de Itupeva.

Confira a nota da Sanasa na íntegra:

“A Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A – Sanasa – comunica o balanço desta terça-feira, 21/10.

O abastecimento da cidade de Campinas está normalizado desde as 4h da manhã desta TERÇA-FEIRA, 21/10. A qualidade da água do Rio Atibaia melhorou e apresenta uma vazão de cinco ponto vinte e seis metros cúbicos por segundo (5.26 m³/s). Com esse aumento da vazão, a concentração de poluentes diminuiu, aumentando consideravelmente os níveis de oxigênio da água. Com isso, a empresa está captando e tratando quatro mil, cento e quarenta e oito litros por segundo, sendo, três mil e novecentos litros do Atibaia e duzentos e quarenta e oito litros por segundo do Rio Capivari.

A Sanasa informa que, caso a população constate falta d’água em algum bairro da cidade, entre em contato com o 0800-7721-195. Os técnicos da empresa estão à disposição para auxiliar esses bairros que, por ventura, estejam com problemas operacionais localizados.

A Sanasa agradece a toda população pela compreensão, e reitera que a empresa prioriza a qualidade da água distribuída, e que tem trabalhado diuturnamente para abastecer a cidade, mesmo com esta crise hídrica.”

(Atualizado às 10h31)

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