Ouça ao vivo

Sanasa garante reserva após anunciar normalização do abastecimento

O anúncio da normalização do sistema de água em Campinas veio na manhã desta terça-feira, após 11 dias de crise no abastecimento da cidade. A regularização segundo a Sanasa foi possível devido alguns fatores: a temperatura mais baixa, que diminuiu o consumo, chuva ao longo do leito do Rio Atibaia, aumento da vazão do Sistema Cantareira para Campinas e a suspensão por alguns períodos da captação pela cidade de Jundiaí.

A notícia dividiu a população de Campinas. Teresa Delfino Dias que sofreu com desabastecimento na região dos DICs, mesmo com a retomada da água se mostra descrente. Jaqueline Cristina mora região do Ouro Verde e está mais otimista com anúncio, ela vê como esperança após tantos problemas.

A pergunta que fica com a normalização é: Ainda teremos risco de desabastecimento, por exemplo se a temperatura voltar a marca dos 37 graus? O diretor técnico da Sanasa, Marco Antônio dos Santos, garante que há reserva. Ele explica que a normalização foi gradativa. Segundo ele, o volume captado e tratado entre a noite e madrugada atende na totalidade o município de Campinas. Fica em torno de 3,2 m³/s.

A Sanasa destaca a importância da conscientização para economia de água, mas descarta dar descontas na conta para quem economizar. Segundo a empresa de abastecimento, o tratamento na cidade é muito caro.

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.