Ouça ao vivo

Queimadas aumentam quase 260% em Campinas

O clima seco deste ano fez disparar a quantidade de queimadas na região de Campinas em 2014. O aumento foi de 259%. Nesse ano foram registrados apenas pela Defesa Civil, entre maio e setembro, 359 focos de incêndio. No mesmo período de 2013 foram 100 pontos de queimada. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira pela Defesa Civil durante a apresentação do Balanço da Operação Estiagem 2014.

A quantidade elevada das queimadas foi reflexo direto da baixa umidade do ar e dos poucos dias de chuva.  De acordo com os dados apresentados, em pouco mais de cinco meses, choveu em 2014, 141,7mm ao longo de 21 dias. Em 2013, foram 14 dias a mais de chuva elevando o número para 228,2mm.

Para o Coordenador da Defesa Civil de Campinas, Sidney Furtado, esse ano foi extremo.

Com a falta de chuva, a tônica foi o calor enfrentado pelos campineiros com a temperatura ultrapassando os 38º e umidade do ar, beirando os 12%. Nesse ano foram emitidos 104 boletins de umidade baixa, sendo que 34 foram de estado de alerta. Um aumento de 385% se comparado com 2013 quando foram apenas 43 boletins e sete decretando estado de alerta.

Sidney Furtado comenta que embora a operação Estiagem 2014 tenha sido encerrada, as equipes trabalham de sobreaviso. O foco principal, agora, já é o período chuvoso de fim de ano e a revisão das áreas de risco.

No caso de incêndios em áreas particulares, os Bombeiros encaminharam as ocorrências para a COFIT – Coodenadoria de Fiscalização de Terrenos. Foram aplicadas 21 multas de queimadas, que só poderão ser emitidas no caso em que se for constatado que o incêndio foi provocado para fazer a limpeza de terreno.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.