Ouça ao vivo

Campinas em alerta depois de casos de Chikungunya em Limeira

Os dois casos importados de Chikungunya confirmados pela Prefeitura de Limeira nessa última semana colocam os demais municípios da região em alerta. As duas pessoas, que moram em Limeira, tinham viajado para a Venezuela e, portanto, os casos não são tratados como autóctones, ou seja, quando são contraídos no próprio município.

A Diretora da Vigilância em Saúde de Campinas, Brigina Kemp diz que a secretaria está em estado de alerta para a doença até mesmo porque o mosquito transmissor da doença é o mesmo que transmite a Dengue.

A limpeza de terrenos tem sido uma das ações que o poder público tem feito para evitar a proliferação do mosquito. Nos últimos 15 dias, mais de 1,3 mil toneladas de entulhos foram removidas de uma área no Jardim Florence, região Noroeste da cidade,  numa operação contra o mosquito Aedes Aegipty. O terreno tem aproximadamente 2 mil metros quadrados e fica às margens do córrego Capivari, atrás do Centro de Saúde do bairro.

Brigina Kemp explica que os profissionais da saúde estão preparados para diagnosticar a doença, que apresenta sintomas semelhantes ao da dengue, com um diferencial: as dores mais fortes nas articulações.

O último balanço divulgado pelo Ministério da Saúde, aponta para 337 casos sendo 38 importados de pessoas que viajaram para países com transmissão da doença, como República Dominicana, Haiti, Venezuela, Ilhas do Caribe e Guiana Francesa.

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.