Ouça ao vivo

Sanasa vai despejar água de reuso para aliviar rios Capivari e Atibaia

Com investimento aproximado de R$ 12 milhões, a Sanasa vai construir uma adutora de 19 quilômetros que vai permitir o despejo de 290 litros por segundo de água de reuso no rio Capivari. O custo da obra será de responsabilidade da concessionária que administra o aeroporto de Viracopos, que em contrapartida receberá da empresa municipal 30 litros de água por segundo, além do tratamento do esgoto produzido pelo terminal aéreo. A prefeitura vai ainda implantar o sistema de produção de água de reuso na ETE-Anhumas, para que o mesmo procedimento seja feito, desta vez sem a participação do aeroporto, com o despejo de 600 litros por segundo no Rio Atibaia. Os dois projetos estão em fase de estudo e segundo a administração municipal, devem ser concluídos em até 18 meses.

De acordo com o prefeito de Campinas, Jonas Donizette, a medida vai permitir o aumento do volume no ponto de captação nos dois rios, além de garantir a melhora da qualidade da água. Segundo ele, a água de reuso tem um percentual de pureza elevado. O diretor técnico da Sanasa, Marco Antonio dos Santos, afirmou que a mistura entre a água de reuso despejada e as águas dos dois rios, vai permitir que a empresa capte um produto de melhor qualidade, que vai exigir menos tratamento. Com isso, ele acredita que a empresa vai manter a qualidade do tratamento com um custo mais baixo.

A prefeitura informou ainda que contratou uma empresa para analisar a possibilidade de construção de um reservatório em Campinas, que mantenha uma capacidade mínima de abastecimento na cidade de 77 dias. O trabalho deverá ficar pronto em 60 dias. O município também lançou um projeto de proteção das cerca de 2,5 mil nascentes. Dados da administração apontam que 2 mil delas estão degradadas. Através do projeto, o município repassará ao proprietário da terra onde a nascente estiver localizada, uma verba para ajudar na preservação do local.

O prefeito Jonas Donizette informou que vai enviar à câmara municipal ainda no mês de novembro um projeto de lei que altera o sistema de aplicação de multas para quem for flagrado desperdiçando água, onde o infrator é advertido e depois multado. Se a proposta for aprovada, o responsável será multado na primeira ocorrência e poderá decidir entre pagar o valor ou fazer um curso de conscientização sobre o uso da água oferecido pela Sanasa. Jonas Donizette assinou ainda um novo decreto, estendendo por mais 30 dias em Campinas o período de estiagem.

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.