Ouça ao vivo

Falta de água reflete em feiras e afeta consumidores

Devido à seca que atinge o estado, o feirante Antônio Marcos, dono de uma barraca no Jardim Nova Europa, em Campinas, encontra dificuldades para comprar verduras dos produtores habituais. Muitos dos contatos, segundo ele, estão deixando de plantar e vender devido à falta de água. Outros, só aproveitam parte dos produtos, o que diminui a quantidade e eleva os custos.

Com a situação, itens como a alface americana começam a faltar no mercado e o preço final de produtos similares registra elevação de até 40%. A previsão de Antônio Marcos não é otimista. Frequentadora da feira realizada todas às sextas-feiras na avenida Estados Unidos, no Nova Europa, Nilda Lima não notou diferença nos preços, mas preferiu comprar legumes devido à qualidade das verduras.

A solução encontrada por Nila também foi percebida na barraca de Jefferson André, onde os clientes escolhem outros produtos, como o tomate, para substituir as folhagens. Além das verduras, frutas também registraram variação de preços. No comparativo da Ceasa, o maracujá subiu 17% e o limão tahiti, 50%.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.