Ouça ao vivo

Mercado de caixa d’água e galões continua aquecido em Campinas

Mesmo com a normalização do sistema de abastecimento em Campinas, ainda há moradores que precisam buscar água. Nada perto do que aconteceu em meados de outubro, quando bairros chegaram a ficar até cinco dias sem água e onde havia uma mina, era fila na certa.

Hoje, a situação está mais tranquila, mas no bairro Cidade Singer, onde o Justino Barbosa mora, por exemplo, de vez em quando ainda falta água. Por precaução, ele vai até mina de Itupeva e armazena em alguns galões. A água é usada pra tudo, inclusive para o consumo.

Sobre a qualidade da água, a Vigilância em Saúde de Campinas alerta: a água das nascentes é imprópria para o consumo. A água mineral é a alternativa recomendável.

Idair Isidoro vende galões com essa água, que busca em fontes de Jacutinga . Nos últimos dias, com a normalização do abastecimento as vendas caíram um pouco, mas ainda há procura já que Campo Belo, onde ele vende o produto, também a variação no abastecimento.

Em meio à crise de água em Campinas, ele chegou a vender 300 galões por dia.

Quem também viu as vendas aumentarem foi Fabrício Machado, que tem uma loja de artigos gerais na Vila Lunardi. A maior procura atualmente é pelas caixas d’água, que chegaram a faltar até na distribuidora.

Ele teve que se adaptar a nova realidade e vende em um dia o que demoraria quatro meses para vender. Na Vila Lunardi, onde a venda das caixas aumentou bastante, uma empresa tem disponibilizado aos moradores da região água do poço particular. Cada um tem direito há dois baldes por dia.

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Alunas da rede municipal vão receber absorventes mensalmente

Em Campinas, uma a cada quatro meninas, entre 10 e 19 anos, faltam à escola quando entram no período menstrual, por não terem condições financeiras para comprar absorvente. O dado é de uma pesquisa realizada pelo Centro de Referência e Apoio à Mulher (Ceamo), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social. Com os números, a Prefeitura de Campinas lançou o Programa Dignidade Menstrual, nesta quinta-feira (28), que prevê distribuir absorventes.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.