Ouça ao vivo

Medidas do Governo devem otimizar abertura e encerramento de empresas

Duas novas medidas do Governo Federal, recentemente publicadas no Diário Oficial da União, pretendem facilitar os processos de abertura e fechamento de empresas no país. Somente este ano, de acordo com a Associação Comercial e Industrial de Campinas foram abertas 1903 empresas e outras 687 foram encerradas.

Um dos grandes problemas citados pelo setor empresarial brasileiro é justamente a questão da demora para tais processos. Tanto a Câmara dos Deputados quanto o Senado Federal foram unânimes na aprovação do projeto. O advogado Aloísio da Cunha Menegazzo cita as duas medidas

Ele comenta que toda a otimização das mudanças depende da criação de um amplo banco de dados. No Distrito Federal, desde setembro, já está sendo possível encerrar uma empresa em cerca de cinco minutos e que a expectativa é de que já nesse mês os estados brasileiros também comecem a adotar o procedimento de forma mais ágil.

Para a abertura de empresas, o procedimento deve começar nesse mês também no Distrito Federal e a implantação no restante do país a partir de janeiro de 2015. O que também passa a valer a partir desse mês é o funcionamento do Sistema de Registro e Licenciamento de Empresas. O advogado comenta:

O contador e vice-presidente do Sescon Campinas, José Homero Adabo está confiante com a nova legislação

Para o contador, com a desburocratização o numero de encerramento de empresas pode aumentar já que o tempo que se levava acabava fazendo com que os empresários e comerciantes deixassem a empresa aberta, mas de forma inativa. Em toda a região de Campinas foram encerradas em longo do ano 1371 empresas.

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.