Ouça ao vivo

Mesmo após liminar, residencial é ocupado em Paulínia

Moradores e mutuários do Residencial Pazetti, em Paulínia, protestaram e fizeram um bloqueio na entrada do local nesta quarta-feira depois que famílias de baixa renda ocuparam o módulo 3 do conjunto habitacional durante a madrugada. Os manifestantes alegam que o sorteio das casas feito pela Prefeitura no último dia 16 é ilegal, já que os imóveis eram destinados a pessoas com renda entre três e 10 salários mínimos e que já haviam dado entrada nos terrenos há mais de dois anos.

O impasse, segundo o presidente da associação dos moradores, Bruno Pereira, é que a Administração atual alterou a lei habitacional no primeiro semestre, o que mudou o enquadramento da renda para até três salários. Com base nisso, o grupo conseguiu uma liminar e o questionamento na Justiça fez com que os moradores contemplados pelo Executivo Municipal também se mobilizassem e entrassem no residencial na madrugada desta quarta.

Vindos do acampamento Menezes, que fica próximo ao conjunto, muitos passaram por buracos no alambrado. Foi o caso de Ramiro Nunes, que pegou as chaves do imóvel destinado a ele e a família e passou a noite no local. Quem estava do lado de dentro, no entanto, não recebeu os móveis e eletrodomésticos, já que os manifestantes impediram a passagem de caminhões de mudança. Eles fecharam as entradas com barreiras de ferro e permaneceram toda a manhã no local com faixas e cartazes contra a Prefeitura.

Várias discussões entre os dois grupos foram registradas e uma mulher teria ferido o joelho depois que um carro forçou passagem pelo bloqueio. A Guarda Municipal observou a situação à distância. Procurada para comentar o impasse e a condição jurídica da ocupação e das moradias, a Prefeitura de Paulínia não se manifestou até o fechamento desta reportagem.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.