Ouça ao vivo

Produtora campineira vence concurso e exibe documentário na TV Cultura

Vencedora de um concurso promovido pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência em parceria com a Fundação Padre Anchieta, a produtora VideoBase Filmes, de Campinas, terá seu documentário ‘E agora, José, Maria, João…?’ exibido no próximo domingo, dia 23, na TV Cultura, a partir das 21h.

Para falar sobre o projeto, o Espaço CBN Cultura entrevistou Márcio Takata e Raphael Siqueira, diretores do documentário.

Gravado na Holanda e no Brasil, o ponto central da narrativa está na questão da moradia assistida para pessoas com deficiência nos dois países, apresentando soluções variadas, desde moradias em grupo, até experiências mais voltadas a uma vida autônoma, enfatizando a independência financeira, o direito à privacidade e à autodeterminação. Idealizado pelo Instituto Meta Social, que embasou toda a pesquisa do projeto, e com o apoio da Associação Carpe Diem, o filme de 52 minutos tem a sensível direção de Márcio Takata e Raphael Siqueira.

“Ganhar o concurso foi motivador. Mas o maior prêmio foi a nossa própria transformação. Passamos duas semanas de intenso trabalho na Holanda, vivenciando a realidade das pessoas que desejam morar sozinhas, mesmo com suas limitações. Repetimos o processo aqui no Brasil, entrevistando, transcrevendo, editando”, explica Raphael Siqueira, um dos diretores do filme.

“Chegamos à conclusão de que as vontades das pessoas com deficiência são as mesmas, mas aqui as dificuldades são maiores pela falta de políticas públicas voltadas à causa colocadas, efetivamente, em prática. Todos querem autonomia; desejam ser protagonistas”, reflete e chama para o debate Márcio Takata, codiretor do documentário, que passou mais de um ano dedicado ao projeto; da concepção à pós-produção. Esta, inclusive, com recursos de acessibilidade como libras, closed caption e áudio descrição.

Além do rico conteúdo e uso dos melhores recursos audiovisuais, o documentário conta com belíssimas imagens, assinadas pelo diretor de fotografia Marcelo Murbach, que procurou retratar de forma muito artística as experiências vividas nos dois países.

Com o objetivo de estimular e promover o debate em torno de um tema ainda pouco abordado no Brasil, o filme entrevistou mais de cinquenta personagens nos dois países, dentre eles pessoas com deficiência, mediadores, profissionais do poder público, entre outros, e compõe o projeto ‘Passa lá em casa: a moradia assistida e a autonomia possível’. Além deste documentário, a grade de exibição contemplará mais dois vídeos vencedores do prêmio: “Viver só” e “Pode entrar, a casa é nossa”, que traçam as experiências na França e Portugal, respectivamente, que serão transmitidos em outros domingos.

SINOPSE
Vitor tem deficiência intelectual. Adilson também. Suas irmãs Rosângela e Carmem estão preocupadas com o futuro, afinal, o que vai acontecer quando elas não mais puderem cuidar deles? Por meio de histórias de vida emocionantes como estas e muitas outras, o documentário “E agora, José, Maria, João…?” foi buscar respostas para a questão das moradias assistidas no Brasil, mostrando o que começa a ser feito por aqui e iniciativas do governo e da sociedade na Holanda que mudaram as perspectivas e trouxeram enormes avanços para todos: pessoas com deficiência, famílias e comunidade.

Direção: Márcio Takata e Raphael Siqueira
Produção: VideoBase Filmes
Duração: 52 minutos
Exibição: TV Cultura, 23/nov (domingo), a partir das 21h

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Filme com Wagner Moura estreia nesta semana nos cinemas da região

O longa traz como um dos protagonistas o ator brasileiro Wagner Moura. Ele interpreta um fotojornalista que ao lado de sua parceira faz o trabalhado de registrar a dimensão do conflito. Mas, o trabalho de registro se transforma em uma guerra de sobrevivência quando eles também se tornam o alvo.

Festival do Morango e Mercado Místico acontecem neste fim de semana em Campinas

Neste fim de semana, a Estação Cultura recebe o Mercado Místico e o Festival do Morango. Esta edição contará com mais de 70 expositores com uma variedade mística como kits energéticos, chapéu de bruxa, varinhas mágicas, bastões, pedras e cristais, incensos, velas, difusores, baralhos e tarot, livros e diários, produtos wicca. Já a 2ª edição do Festival do Morango tem como destaque o merengue gigante que pesa até 50 quilos rendendo centenas de porções e promete atrair a atenção do público, além de um variado cardápio gastronômico.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.