Ouça ao vivo

Sousas e Joaquim Egídio passam a ter coleta mecanizada

Contêiner do sistema mecanizado de coleta de lixo em Campinas

O sistema mecanizado de coleta domiciliar de lixo orgânico começa a ser implantado nos distritos de Sousas e Joaquim Egídio, na segunda-feira, dia 24. Será a terceira região a ter alteração no sistema de coleta – o distrito de Barão Geraldo, o bairro Cambuí e uma parte da região central já passaram da coleta manual para a mecanizada.

Os cerca de 800 contêineres serão instalados de forma gradual, ao longo de dez dias, e ficarão distribuídos na região central e nos bairros. O diretor do Departamento de Limpeza urbana da Prefeitura de Campinas, Alexandre Gonçalves comenta que os dias e horários da coleta não sofrerão alterações. Ele explica como ocorrerá a instalação dos contêineres e cita uma semelhança entre Sousas e o Cambuí.

O custo tonelada/lixo, segundo Gonçalves, caiu de R$ 120,00 para cerca de R$ 90,00 por conta da redução de custo na mão de obra. Ele comentou que já houve uma queda de cerca de 80% no número de acidentes de trabalho com os funcionários com a implantação do novo sistema. O diretor do DLU explica que os trabalhadores estão sendo realocados para outras atividades.

Segundo Gonçalves, as próximas regiões que deverão passar a ter a coleta mecanizada são o Alto do Taquaral e Mansões Santo Antônio. Segundo ele, o critério adotado é o de densidade populacional.

Para que a coleta mecanizada seja eficiente, é fundamental que o cidadão faça sua parte no processo. Essa tarefa inclui depositar somente material orgânico no contêiner, não mudar o recipiente de lugar e fechar bem a tampa.

 

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.