Ouça ao vivo

ONG doa 300 toneladas de alimentos por mês para 15 mil famílias de Campinas

O Instituto de Solidariedade Alimentar é uma organização não governamental que atua no combate à fome em Campinas e hoje é responsável por parte da alimentação de cerca de 15 mil famílias do município. A cada mês, cerca de 300 toneladas de frutas e verduras ficam sem destinação porque não foram comercializadas pelos permissionários da Ceasa Campinas. Eles então resolveram então doar esses produtos, através de um programa de erradicação alimentar, que atualmente é único no Brasil.

O ISA funciona dentro da Ceasa Campinas e conta com 13 funcionários que recebem as frutas e verduras que seriam descartadas. Os alimentos são selecionados, higienizados e distribuídos semanalmente nos bairros que participam do programa. Cerca de 100 entidades assistenciais também são beneficiadas pelo programa. Segundo a coordenadora do ISA, Maria Carolina Becaro, o trabalho pretende garantir o direito a uma boa alimentação àquelas famílias que não têm recursos para adquirir os alimentos. Quem recebe os produtos destaca a excelente qualidade das frutas e verduras doadas pela ONG. É o caso de Ana Loyola da Silva, que mora no bairro Shalon, em Campinas, e está desempregada há um ano.

Com a doação de alimentos, a Ceasa Campinas praticamente deixou de produzir lixo, que seria enviado à aterros sanitários. Mesmo aqueles produtos que não foram selecionados também são doados a criadores de animais. O diretor do ISA, João Benassi, afirma que os permissionários da Ceasa acabam economizando com a redução drástica no volume de lixo. O interessado em se cadastrar no Instituto de Solidariedade Alimentar deve procurar a direção da ONG, que está instalada dentro da Ceasa.

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.