Ouça ao vivo

PM testa plataforma de monitoramento que será usada na região

A Polícia Militar realizou uma operação em Valinhos, para testar a plataforma de monitoramento que poderá ser utilizada na realização de grandes eventos no interior paulista. Cerca de 80 policiais, 14 viaturas, cavalaria e o helicóptero águia fizeram um trabalho preventivo no município nesta quinta-feira. A plataforma foi colocada na Avenida 7 de Setembro, na região central. Trata-se de um caminhão equipado com 14 câmeras de alta definição, posicionadas em um mastro de 15 metros de altura, com alcance num raio de três quilômetros. Dentro do veículo, há uma base operacional onde as imagens são capturadas e analisadas por uma equipe de monitoramento. As câmeras das viaturas policiais e do helicóptero águia também estão integradas no sistema e as imagens são enviadas à central via internet. De acordo com o Capitão da Polícia Militar, Loadenir Gonzaga Bueno, numa grande concentração de pessoas, como eventos festivos ou manifestações, o equipamento tem a capacidade de identificar em segundos, suspeitos através de suas características, como a altura e a cor das roupas.

O capitão Loadenir Gonzaga Bueno afirmou que todos os comandos do interior poderão solicitar a plataforma, que pertence ao estado. Ele explica que a utilização do equipamento na região é viável, desde que exista um planejamento de uso junto à secretaria de segurança pública de São Paulo. O comando de policiamento da região já solicitou ao estado o uso da plataforma na Festa do Figo de Valinhos, que deve acontecer em janeiro do ano que vem. O pedido está em análise na secretaria de segurança pública.

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Alunas da rede municipal vão receber absorventes mensalmente

Em Campinas, uma a cada quatro meninas, entre 10 e 19 anos, faltam à escola quando entram no período menstrual, por não terem condições financeiras para comprar absorvente. O dado é de uma pesquisa realizada pelo Centro de Referência e Apoio à Mulher (Ceamo), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social. Com os números, a Prefeitura de Campinas lançou o Programa Dignidade Menstrual, nesta quinta-feira (28), que prevê distribuir absorventes.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.