Ouça ao vivo

Moradores de área invadida no Real Parque entram com ação na Justiça

Os moradores da área apontada pela prefeitura como invasão, no bairro Real Parque, em Campinas, prometem buscar ajuda na justiça para permanecerem no local. Os moradores receberam uma notificação jurídico-administrativa, onde a prefeitura, através da secretaria de habitação, ordenava a desocupação imediata dos imóveis para viabilizar a demolição. As 68 casas que deverão ser derrubadas foram marcadas a tinta pela administração. Algumas famílias deixaram o local e os imóveis que ficaram vazios, foram invadidos por outras pessoas.

A ocupação da área começou na década de 90. A prefeitura firmou um acordo com a construtora responsável pelo empreendimento Portal da Mata, que fica ao lado da ocupação. O município condicionou a aprovação do loteamento à remoção e reassentamento das famílias instaladas na área. O problema é que a construtora faliu e seu proprietário, que era responsável pelo cumprimento do acordo, morreu. O caso agora precisa ser resolvido pelo município, que identificou o local invadido como área de preservação ambiental. No local da ocupação, os moradores estão revoltados. Segundo a representante do bairro Real Parque, Alessandra Francelino, a situação da população que vive na área é legal e que seus direitos devem ser respeitados.

A moradora da área ocupada, Elisângela Barbosa, é mãe de quatro crianças e afirma estar preocupada com a possibilidade de ter que deixar sua casa. Morador da área há 20 anos, Manoel Xavier da Fonseca, a situação está fora de controle, já que o município retirou parte das famílias do local e não impediu que novas invasões acontecessem. A representante dos moradores do bairro Real Parque, Alessandra Francelino, garantiu que não houve novas invasões e que os novos moradores negociaram com as pessoas que resolveram deixar os imóveis. A assessoria de imprensa da prefeitura informou que a administração vai entrar com uma ação de reintegração de posse na próxima semana.

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.