Ouça ao vivo

Sinalização na Prestes Maia confunde motoristas em Campinas

O motorista que se orienta por placas pode ter problemas em uma das principais vias de Campinas. A Avenida Prestes Maia, para quem vai acessar as rodovias Santos Dumont ou Anhanguera tem uma sinalização bastante confusa.

A reportagem fez trecho supondo que saiu do Piçarrão. Na via expressa da Prestes Maia, se formos para Anhanguera, a orientação é entrar na marginal. Aliás, em amarelo a placa indica: “última saída”. A gente acessa a marginal e lá na frente, outra placa pede para voltar à expressa. Uma entrada e saída desnecessária.

Outro percurso: se estiver na marginal da Prestes Maia e for para Viracopos, na altura do posto de gasolina há uma bifurcação. A orientação da placa neste trecho para Viracopos ou Santos Dumont é seguir reto. Fazendo isso, acaba no pontilhão do Jardim do Trevo, ou seja, acesso errado.

O caminhoneiro João Carlos Matara que passa quase que diariamente no trecho conhece bem os acessos e crava: Tudo errado e confusão para o motorista.

As placas são definitivas e foram colocadas a cerca de um ano, quando a Emdec realizou uma operação para melhorar a fluidez no trânsito. Na época o Secretário de Transportes era Sérgio Benassi que destacava as medidas como uma opção para aliviar o conflito no trânsito no acesso ao trevo Sérgio Motta. A operação com cones foi suspensa. Segundo a Emdec, só as placas seria suficientes. Mas, essas placas confundem e levam ao erro.

E foi assim que a reportagem voltou a questionar a assessoria de imprensa do órgão. Em nota a Emdec reafirmou que a empresa constatou melhorias na fluidez e segurança viária desde a implantação das mudanças de circulação na Av. Prestes Maia. Segundo eles, atualmente essas placas são a melhor solução técnica, visto que o trecho é o segundo maior em volume, com média de 80 mil veículos por dia.

Para a Secretaria de Transportes, a redistribuição do fluxo entre a avenida e a marginal (Av. Benedicto Campos) reduziu significativamente o tempo de viagem, inclusive do transporte público.

Para quem usa a via como Roberto Monção a situação é diferente, tem congestionamento e as placas confundem, sim.

A reportagem solicitou a Emdec o valor das placas que foram instaladas na Prestes Maia. A resposta foi que não era possível um levantamento rápido do custo já que os gastos são calculados por mês e não por trechos sinalizados.

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.